Galeria Mario Quintana recebe exposição comemorativa ao mês Farroupilha

No Mês Farroupilha, a Galeria Mario Quintana, localizada na Estação Mercado da Trensurb, recebe a exposição fotográfica O Gaúcho – Imagens do cotidiano dos anos 40. As 24 fotografias que compõem a mostra foram disponibilizadas pelo Museu Júlio de Castilhos e fazem parte do álbum Costumes Gauchescos, doado ao museu em 1987. O álbum contém imagens registradas pelo alemão Wolfgang Hoffman Harnisch, acompanhadas de legendas produzidas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A exposição será inaugurada na próxima terça-feira (4), às 14h, com as presenças do diretor-presidente da Trensurb, David Borille, e da diretora do Museu Júlio de Castilhos, Gabriela Silva.

Harnisch, o autor das fotos, percorreu o estado no início dos anos 1940. Ele veio ao Brasil inicialmente para conhecer mais sobre Getúlio Vargas, mas acabou se encantando pelo Rio Grande. As fotografias tratam do olhar de quem mergulhou panoramicamente na cultura, geografia e história gaúchas, realizando os mais diversos trabalhos documentais sobre o estado.

Segundo a diretora do Museu Júlio de Castilhos, Gabriela Silva, “as imagens representam nossa memória afetiva do que é o gaúcho, do imaginário cotidiano do homem do campo, e isso tem mais importância ainda no mês em que comemoramos o Dia do Gaúcho”.

O Gaúcho fica em cartaz na Galeria Mario Quintana até 30 de novembro. Os painéis da exposição também serão reproduzidos em tamanho menor e expostos de forma permanente no Museu Júlio de Castilhos, buscando dar maior visibilidade para a mostra e conectar o público que visita o museu e os usuários do metrô.

Serviço

O que: exposição fotográfica O Gaúcho – Imagens do cotidiano dos anos 40.
Quando: de 4 de setembro a 30 de novembro, todos os dias, das 5h às 23h20.
Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 3,30 (tarifa unitária do metrô).