Chapéu Acústico recebe Pedrinho Figueiredo e Luiz Mauro Filho

Foto: Pablo Chasseraux

Na próxima terça-feira (28.09), o Chapéu Acústico recebe músico Pedrinho Figueiredo (sax e flauta), acompanhado por Luiz Mauro Filho (piano), comemorando os 60 anos da Bossa Nova dentro da programação do mês de aniversário do projeto. No repertório, clássicos da Bossa Nova com destaque para os inesquecíveis discos de Elisete Cardoso – Canção do Amor Demais – e Chega de Saudade, de João Gilberto, ao som de flauta, sax soprano e piano, embalados pelo Pôr do Sol e as tranquilas águas do Guaíba.

Bossa Nova

O movimento da bossa nova teve início em 1958 quando chegaram nas lojas de discos brasileiras o 78 Rotações do cantor João Gilberto com as músicas Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor). Reconhecido como papa do estilo, João tinha acompanhado ao violão, um pouco antes, a cantora Elizeth Cardoso em duas faixas do também inaugural Canção do Amor Demais (LP exclusivamente dedicado às canções da iniciante dupla Tom & Vinicius).

Pedrinho Figueiredo

Natural de Teresópolis/RJ, está radicado em Porto Alegre, o flautista, saxofonista, arranjador, compositor e produtor de 53 anos participou de mais de 450 gravações, em aproximadamente mil músicas. Faz arranjos para Orquestra de Câmara da Ulbra, Ospa, Banda Municipal de Porto Alegre e várias formações pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil. Como membro do grupo de Renato Borghetti, há 29 anos, realizou cerca de 400 quatrocentos concertos na Europa e participa de boa parte da longa discografia do gaiteiro. Assina desenho de som, trilha sonora, mixagem e captação de áudio de vários filmes e documentários, e mixou e produziu cerca de 250 discos.

Finalizou há pouco a produção do disco “Cantos do Sul da Terra”, do pesquisador, compositor e radialista Demétrio Xavier da FM Cultura, faz a Direção Geral e é solista, junto com Samuca do Acordeon, do projeto Sobre Rodas de Choro e Chimarrão, é o produtor do Cd do Trio Instrumental Mafuá, ganhador do Fundo de Apoio à Cultura do RS, e está preparando o disco de choros do pianista e compositor Paulo Dorfman, que será gravado em duo, com financiamento do Fumproarte. Mantém também um duo com Samuca do Acordeon com quem tem frequentado festivais de jazz e ministrado oficinas.

Luiz Mauro Filho

Estudou com o pianista, arranjador e maestro Paulo Dorfman, e cursou bacharelado em piano na UFRGS, com a professora Maly Weisenblum. Recebeu o prêmio de melhor instrumentista no III Festival do Choro de Porto Alegre (1993). Participou dos trabalhos de Nei Lisboa (3 discos,  shows e direção musical em um disco ao vivo), Guinga (disco e shows), Débora Blando, Geraldo Flach, Lucia Helena (discos e shows), Loma (disco e shows), Lourdes Rodrigues (disco e shows), Rubens Santos, Fernando do Ó, Giovani Berti, Gelson Oliveira (disco e shows), James Liberato, Júlio Herrlein (Chumbinho), Jorginho do Trumpete, Henry Lentino, Maria Helena Andrade (disco e shows), Grupo Vocal Muito Prazer (disco e shows), Grupo Vocal Mandrialis, Edilson Ávila, Tito Madi, Mario Falcão (disco e shows), Ná Ozzetti, Zé Miguel Wisnik, Delicatessen (shows e discos), Pedro Mariano entre muito outros. É músico convidado da Orquestra do Teatro São Pedro. Compõe temas instrumentais e arranjos para outros compositores. Como compositor, teve a canção “Piu-piu” como ganhadora em 3º lugar, do I Festival de Música Instrumental do RS/1996. Recebeu o premio de Melhor Instrumentista no Festival Moenda Instrumental. Participou também do álbum Brasil 500 Anos que viajou para Argentina e Buenos Aires. Atualmente atua como arranjador, compositor, acompanhador entre outros.

SERVIÇO:

Dia: 28 de agosto de 2018 (terça-feira).
Hora: a partir das 19h.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190).
Informações: Na BPE-RS, pelo telefone (51) 3224-5045 ou com o produtor, Marcos Monteiro (duearth@terra.com.br).