Orquestra da Ulbra apresenta obra inédita do bandolinista Elias Barboza

Foto: Tiago Trindade

No próximo Domingo Clássico, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresentará uma obra inédita do compositor e bandolinista gaúcho Elias Barboza.

Primeira obra orquestral do músico, Suíte do Choro Contemporâneo foi escrita a partir de uma provocação de Hique Gomez, em 2014. Na ocasião, Elias Barboza estreava como solista de orquestra, com a Orquestra de Câmara da Ulbra, a convite do maestro Tiago Flores, solando a Suíte Retratos de Radamés Gnattali.  Hique Gomez, que fazia a gravação de áudio do concerto, comentou com Elias, após a apresentação, que Radamés havia deixado um caminho com a Suíte Retratos, que não teve continuidade, e incentivou o bandolinista a compor obras que, assim como Retratos, valorizassem a brasilidade do choro e o lirismo da orquestra. Três anos depois, Elias escreveu a Suíte do Choro Contemporâneo, especialmente para a Orquestra da Ulbra, pensando na regência do maestro Tiago Flores, que foi quem lhe deu a primeira oportunidade.

A estreia mundial da obra será no domingo (2/9), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca. Ao lado da Orquestra de Câmara da Ulbra estará o premiado *Elias Barboza Quinteto, formadopor Elias Barboza (bandolim), João Vicente (violão sete cordas), Matheus Kleber (acordeon), Fabio Azevedo (cavaquinho) e Fernando Sessé (percussão). O grupo nasceu da vontade do bandolinista Elias Barboza de dar uma estética diferenciada as suas composições, mesclando as influencias de mestres do choro como Jacob do Bandolim e Pixinguinha, com influências de músicos como Baden Powell, Dorival Caymmi “O público vai se surpreender com a beleza desta nova obra do Elias”, comenta Tiago Flores.

No programa do Domingo Clássico, a Orquestra de Câmara da Ulbra ainda executará as obras Ponteiro,de Edu Lobo; La oración del torero, de Joaquin Turina; Cinco danças gregas, de *Nikos Skalkotas; e Temas do filme “Severina”,de Arthur de Faria. Coprodução entre Brasil e Uruguai, Severina (2017) foi dirigido por Felipe Hirsch, estreou no festival de Locarno, na Suíça, e esteve em cartaz em uma dezena de países. “Eu escrevi a música, e toda a parte orquestral (além da orquestra, há músicos de Buenos Aires, Montevideo e São Paulo) foi interpretada, brilhantemente, pela Orquestra de Câmara da Ulbra, regida por Tiago Flores”, conta Arthur de Faria.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |DOMINGO CLÁSSICO | SETEMBRO 2018

Foto: Tiago Trindade

Data: Domingo (2/9) | Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca

Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis.

EDU LOBO: Ponteio

ELIAS BARBOZA: Suíte do Choro Contemporâneo (estreia mundial)

JOAQUIN TURINA: La oración del torero

 

ARTHUR DE FARIA: Temas do filme “Severina”

NIKOS SKALKOTAS: Cinco danças gregas

Solistas: Elias Barboza Quinteto

Elias Barboza (bandolim)

Matheus Kleber (acordeon)

Fabio Azevedo (cavaquinho)

Fernando Sessé (pandeiro)

João Vicente Macedo (violão sete cordas)

REGÊNCIA: TIAGO FLORES

Patrocínio: VIVO

Financiamento:Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

 

Por: Raphaela Donaduce Flores