Chico Buarque reencontra Porto Alegre com muito amor e carinho

Foto: Tony Capellão/No Palco

Após longos 6 anos de espera, Porto Alegre voltou a reencontrar Chico Buarque na noite desta sexta-feira (17), no palco modificado do Auditório Araújo Vianna. Em turnê para divulgar o seu mais recente disco, ‘Caravanas’, lançado ano passado, o músico fará mais dois shows na capital gaúcha, neste sábado (18) e domingo (19).

A apresentação começou com poucos minutos de atraso, às 21h09 Chico subiu ao palco. Ovacionado pela plateia, o músico mandou logo de cara um pedido de passagem com o samba “Minha Embaixada Chegou”, de Assis Valente.

O show ganha destaque com o lindo cenário criado por Hélio Eichbauer, o cenógrafo recicla formas com cordas e hélices que completam o conjunto elegante do espetáculo.

Foto: Tony Capellão/No Palco

A banda formada por João Rebouças (piano), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo), Marcelo Bernardes (flauta e sopros) e o maestro Luiz Cláudio Ramos, ganha atenção por tamanha competência e sintonia com Chico.

Esta é a primeira turnê de Chico sem Wilson das Neves na bateria – o sambista morreu em 2017. Foi substituído por Junim Moreira. Chico dedicou o show a das Neves antes de cantar de chapéu Panamá, “Grande Hotel”, a principal parceria entre os dois artistas.

Também vale o destaque para o dueto entre Chico e Bia Paes Leme, principalmente em “Dueto”, canção que está no disco ‘Caravana’ e gravada pela neta do artista, Clara Buarque.

Por falar no disco ‘Caravanas’, ele foi muito bem representado. Chico cantou as 10 músicas presentes no novo trabalho, destacando “Massarandupió”, escrita com o seu neto Chico Brown, e “As Caravanas”, feita com Rafael Mike. “Tua Cantiga” foi a canção mais que puxou a plateia para cantar e proporcionou o único momento político da apresentação, com a plateia gritando ‘Lula Livre’.

Antes de sair para o primeiro bis, Chico e banda mandaram uma homenagem para a escola de samba Mangueira, com “Estação Derradeira” e voltaram a tocar “Minha Embaixada Chegou”, obrigando o público a se levantar e tomar conta da frente do palco. 

Foto: Tony Capellão/No Palco

Na volta do primeiro bis, o primeiro acorde de “Geni e o Zeppelin” fez o público ir ao delírio. Com certeza, esta foi a canção mais cantada na noite. Para encerrar esta parte da apresentação veio “Futuros Amantes”.

No segundo bis, Chico cantou e tocou uma versão catártica de “Paratodos”. Aproveitou para dançar miudinho e correr pelo palco cumprimentando os fãs. Então, se despediu e deixou o palco sob muitos aplausos. O público foi deixando o Auditório, aos gritos de ‘Lula Livre’ novamente.

Foi uma grande apresentação, Chico Buarque defendeu sua obra com muita paixão. É um espetáculo memorável que você não pode perder.

Ingressos para às sessões de sábado (18) e domingo (19) em Uhuu.com.