Ópera “O Quatrilho” estreia neste fim de semana em Porto Alegre

Foto: Eraldo Silva/No Palco

POR: ALINE FOGAÇA

O romance O Quatrilho, de José Clemente Pozenato, ganhou uma nova adaptação: estreia como ópera em dois atos, de Vagner Cunha, nos dias 28 e 29 de julho, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Com direção de Luís Artur Nunes, regência de Antônio Borges-Cunha e libreto do próprio Pozenato, o espetáculo conta com a participação de 12 músicos da Camerata OntoArte e, nos papeis principais, com as sopranos Carla Maffioletti (personagem Teresa) e Maíra Lautert (Pierina), o tenor Flávio Leite (Angelo) e o barítono Daniel Germano (Massimo), bem como com a contralto Luciane Bottona (Tia Gema), o barítono Ricardo Barpp (Cosimo) e o baixo Pedro Spohr (Rocco).

Foto: Eraldo Silva/No Palco

No espetáculo, a narrativa do livro é enriquecida com elementos intrínsecos à cultura italiana, sobretudo aquela de imigração, tão característica das colônias estabelecidas no Rio Grande do Sul. Dessa forma, o gênero, já dramático, adquire nuanças ainda mais expressivas, retratadas nos versos cantados pelas personagens Teresa, Pierina, Angelo e Massimo: “siamo arrivati qui per la mano della fortuna” (“chegamos aqui pela mão da sorte”), na cena 10. A celebração pela conquista da chegada em terras estrangeiras ecoa outros versos tão célebres: “Dalla Italia noi siamo partiti / Siamo partiti col nostro onore” (“Da Itália nós partimos / Partimos com nossa honra”), da canção Merica-Merica, hino oficial da colonização italiana do Rio Grande do Sul.

Pela sua possibilidade de combinações, a ópera permite visões multifacetadas sobre a mesma encenação, e por isso, após a adaptação cinematográfica, vale a pena assistir a essa nova releitura do texto literário.

Foto: Eraldo Silva/No Palco

Além de Porto Alegre, a ópera passará por Recanto Maestro (dia 3, no Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade), Bagé (dia 9, no Museu Dom Diogo de Souza), Pelotas (dia 10, no Theatro Guarany), Passo Fundo (dia 12, no Teatro Notre Dame), Bento Gonçalves (dia 15, no Anfiteatro Ivo Antonio da Rold), Caxias do Sul (dia 18, no Teatro Murialdo) e Novo Hamburgo (dia 19, no Teatro Feevale).

 

ÓPERA O QUATRILHO em Porto Alegre

Quando: sábado e domingo, dias 28 e 29 de julho

Onde: Theatro São Pedro – Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico

Ingressos: R$ 30 a R$ 130

Vendaswww.teatrosaopedro.com.br