Centro Histórico de Porto Alegre recebe concertos do Lux Sonora neste final de semana

Foto: Neitor Corrêa

Lux Sonora dá continuidade, neste final de semana, ao ciclo de concertos que celebra o repertório Barroco dos séculos XVII a XVIII, época marcada pela crise dos valores renascentistas e que gerou uma nova visão de mundo, por meio de lutas religiosas e dualismo entre espírito e razão. As apresentações ocorrem noSantuário São Rafael, no dia 14 de julho, sábado, às 17h, e na Igreja Nossa Senhora das Dores, dia 15, domingo, às 19h30min, com entrada franca.

Para a realização da performance musical, o conjunto utiliza a instrumentação moderna, ancorando-se na pesquisa musical e interpretativa. Vale-se da poética que constitui a fascinante linguagem do referido período histórico, em que sonoridade, afetos, texto e a habilidade criativa dos músicos é evidenciada.

O repertório deste concerto faz uma imersão nas diferentes formas musicais do período barroco, quando está presente a escrita contrapontística, cânones, ornamentação, o baixo contínuo, danças e a ópera. O repertório é composto por obras de  Claudio Monteverdi, Johann Joseph Fux, Henry Purcell entre outros . Com direção artística de Rafael Marques, o Lux Sonora é composto pelos seguintes músicos: Bruno Santos (flauta doce), Danielle Chaves (flauta doce), Elizander Dutra (fagote), Rafael Marques (flauta transversa), Luis Guerin (violino), Luiza Prohmann (contrabaixo), Lais Roman (violino) e Cuca Medina (mezzo soprano).

Os próximos concertos ocorrerão nos dias 25 de agosto, 27 de outubro e 15 de dezembro na Livraria Cultura e no dia 14 de novembro no Teatro do Centro Histórico Cultural da Santa Casa.

 

SERVIÇO:

Concerto Lux Sonora 

Dia 14/07 – 17h – Santuário São Rafael, Rua Riachuelo, 508 – Centro Histórico

Dia 15/07 – 19h e 30m – Igreja Nossa Senhora das Dores – Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico – Porto Alegre

Entrada franca

 

Próximos concertos em Porto Alegre:

25/08 – Livraria Cultura Auditório Eva Herz da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country, Av. Túlio de Rose, 80 – 302 – Passo d’Areia),

27/10 – Livraria Cultura

14/11 – Teatro do Centro Histórico Cultural da Santa Casa – Av. Independência, 75

15/12 – Livraria Cultura

Realização IPDAE

Apoio: Fundação Ecarta, Clemente Design

 

Por: Silvia Abreu