Workshop de guitarra com Everton Acosta ocorre no Complexo Artístico e Cultural RR44

No dia 08 de julho, o Complexo Artístico e Cultural RR44 realizará o primeiro “Workshop de Guitarra – Otimizando seu estudo” com Everton Acosta, guitarrista da banda Distraught. O evento acontecerá às 16h, na sede do RR44 – localizada na rua Silva Só nº 44. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla, no valor de R$10,00 (dez reais) e 01 kg de alimento não perecível, com entrega no local do curso.

A abordagem do workshop será os padrões de estudo técnico e melódico, o funcionamento de modos gregos/escalas dos acordes, harmonia e melodia  E ainda, o professor e guitarrista irá falar sobre como conciliar a carreira de músico e professor, e como incentivar alunos a continuarem seus estudos.

Currículo do artista

Everton Acosta atua como músico profissional desde 1998, ministrando aulas particulares e em escolas livres de música. Em Santa Catarina, trabalhou como professor de guitarra e de teoria musical, também exercendo atividades de gerenciamento e coordenação de cursos e organização de festivais de escolas.

 Iniciou seus estudos aos 16 anos tocando músicas das quais gostava de ouvir – em torno do rock e metal. Desde o começo, seu objetivo era tocar e assim conseguir executar as músicas dos renomados guitarristas que tinha como influência: Steve Vai, Joe Satriani, Malmsteen, Paul Gilbert, Jason Becker, Marty Freedman, Greg Howe e Vinnie Moore. Tais influências impunham um profundo conhecimento e isso foi sua grande motivação. Foi então em 1994 que começou a lecionar aulas particulares em academias de música, continuando seu aprimoramento com professores locais.

Em 1997, trabalhou como técnico de áudio em estúdio, tendo contato direto com músicos do cenário gaúcho, vivenciando assim o ambiente profissional. No mesmo período, desenvolveu trabalhos próprios e covers. E com o tempo, passou a dedicar-se integralmente como músico profissional, ministrando aulas de música e tocando em bandas de composições próprias e covers.  Já no ano 2000, com a banda Arena Age, lançou seu primeiro álbum, From The Ashes, praticando um Thrash Metal moderno. Aquele trabalho foi resenhado por sites e revistas especializadas do Brasil e Europa, como a Hard Rock francesa, com ótimas críticas – enquanto realizava diversos shows pelo Rio Grande do Sul.

 Em 2001, foi citado na seção Spot Light da Guitar Player Brasil, recebendo elogios do colunista Márcio Okaiama. Desta forma, chamou a atenção no cenário underground nacional, tendo assim a primeira experiência com gravadoras e produtores. Em 2003, lançou o single Demogenics, que recebeu críticas positivas de sites e revistas especializadas.  E foi no ano de 2005 que começou a trabalhar na Musicollege e com a banda Rock Café Project, fazendo temporadas do show que apresentava releituras nacionais e internacionais, participando inclusive de projetos como o Porto Verão Alegre. Também lançou o CD Eugenics, o segundo disco da Arena Age, que foi apontado como um dos grandes álbuns do gênero Thrash Metal no cenário nacional pelo site Brazil Metal Law.

Já no ano de 2007, foi convidado a integrar a Toccata Magna, banda de Metal Melódico com mescla de Música Folk Andina, a qual se apresentou em grandes festivais como o BMU eo Live’n’Louder, ambos em 2005 – tocando ao lado de nomes como Nightwish e Scorpions. Após o convite, passou a desenvolver trabalhos como compositor e arranjador, em um estilo musical pioneiro. E em 2008 idealizou e executou o Projeto Centro Musical Resonare –  um complexo que abrange Escola de Música, Luthieria, gravações de jingles e trilhas, produção musical e loja de instrumentos musicais. Além de ser sócio fundador, ministrou aulas individuais, em grupos e workshops.

Everton Acosta teve ainda entre suas funções a responsabilidade de participar diretamente da elaboração de todo o material didático da Resonare. O formato do material trabalha com 7 módulos semestrais, dando ao aluno a parte prática e teórica musical, além de aulas de Home Studio, fornecendo conhecimento total de softwares e equipamentos de áudio. Em seus arquivos, com mais de 300 alunos, registra a didática elaborada em cima das individualidades e necessidades de cada um.

Já em 2008, gravou o EP The Fall of Paradise, da banda Sun Chasky. Nos primeiros dias a música já era executada em rádios da Europa e USA. No mesmo período passou a trabalhar com a banda de Pop Rock Mandala, fazendo shows para mais de 5000 mil pessoas e gravando o clipe Filhos do Amanhã – exibido primeiramente no Youtube e depois na MTV. Em 2012, foi convidado para coordenar o curso de guitarra da escola de música Musicollege, e seguiu suas atividades na banda Mandala gravando novas músicas e clipes e fazendo workshops, produção musical e jingles. Em 2013 desenvolveu o trabalho como side man da cantora Luka, fazendo shows nacionais  atividade ate final 2015.

Em 2016, após mais um álbum lançado com ótimas repercussões sobre a banda Distraught, o portal chileno Headbangers Latinoamerica elaborou uma lista de 250 lançamentos latino-americanos do ano passado e “Locked Forever” protagonizou a quinta posição, atrás apenas de Krisiun (1º) e Angra (3º) e dos chilenos do Sadism (2º) e Nuclear (4º).

Desde 2015, Everton faz parte da banda Distraught e dedica-se a suas atividades  como professor particular. Antes de mudar-se para Florianópolis, foi coordenador do curso de guitarra  na escola de música Musicollege, em Santa Catarina, até 2017. Entre suas funções diárias, teve a responsabilidade de participar diretamente da elaboração do material didático do curso livre de Música para guitarra. O formato do material trabalha com 7 módulos semestrais, dando ao aluno conhecimento da prática e teórica musical.

SERVIÇOS:

 Workshop de guitarra com Everton Acosta, da banda Distraught

Dia: 08 de julho de 2018

Horário: 16h

Local: RR44 – Rua Silva Só n° 44 – Porto Alegre

Público de interesse: estudantes de música, fãs e comunidade local.

Ingressos: R$10,00 + doação de 01 kg de alimento não perecível, com entrega no local. Vendas online pelo Sympla:

https://www.sympla.com.br/otimizando-seu-estudo-rr44-realiza-workshop-de-guitarra-com-everton-acosta-da-banda-distraught__312920

Vagas limitadas

 

Por: Daiane Costa