Espetáculo “As Bodas da Filha do Bandoleiro” na Feira do Livro de Canoas nessa sexta, dia 29

Foto: Vergilio Lopes

A 34ª edição da Feira do Livro de Canoas recebe nesta sexta-feira, dia 29 de junho, o espetáculo “As Bodas da Filha do Bandoleiro”, da Companhia Cena Aberta, de Montenegro. A peça, que procura fazer um resgate da figura do gaúcho e de sua cultura de uma forma leve e divertida, terá duas sessões no Palco Central da Feira: às 10h e às 14h.

Indicada para toda família, a apresentação integra as ações do Projeto Teatro em Três Ângulos, que foi realizado nas escolas da rede municipal e estadual de Canoas entre os meses de março e abril.

A peça, que é uma adaptação da obra “O Casamento de Maria Feia”, de Rutinaldo Miranda, uma comédia que expõe temas atuais, como o bullying e a auto-estima, tendo como pano de fundo a cultura tradicional gaúcha. Ao longo da apresentação, o público conhece Chico Bandoleiro, um severo coronel, quer casar sua filha extremamente feia. Só que por uma série de equívocos, acaba achando que João Tirano, um matador de ratos medroso, é o noivo ideal para sua filha, o que provoca uma série de tramoias e confusões. O cenário da peça é uma carroça performática, sendo que toda a trilha sonora é executada ao vivo pelo elenco formado por Tuti Kerber, Júlio César Schuster, Samuel Vier e Ana Júlia Vieira.

Abordagem triangular

Fruto do Programa de Incentivo a Cultura da Prefeitura Municipal de Canoas, o projeto da Cia Cena Aberta teve como objetivo promover um diálogo com os estudantes do município sobre o desenvolvimento da arte cênica associada à cultura gaúcha por meio de oficinas artístico-culturais, apresentação teatral e debates educacionais. Ao todo, a ação atingiu mais de 3.200 pessoas entre alunos, professores e comunidades escolares.

Segundo o diretor da Cia Cena Aberta, Marcos Cardoso, a acolhida das 5 escolas que foram contempladas pela ação foi exemplar e afetuosa. “Percebemos o quanto é importante e necessária a arte na escola, não apenas como atividade escolar, mas como evento que tira o educando do cotidiano para levá-lo a novas possibilidades de forma lúdica e prazerosa”, afirma.

A idéia do projeto nasceu do desejo do grupo de promover uma abordagem triangular da arte-educação, baseado no trabalho idealizado pela da educadora Ana Mae Barbosa, referência nacional nos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte educação às artes cênicas, onde os estudantes podem fazer, assistir e debater sobre arte. “Todas as escolas pelas quais passamos destacaram a carência de iniciativas culturais e por isso sugerimos que se tenham mais iniciativas em parceria com as escolas do município”, ressalta Cardoso.

O principal resultado de iniciativas como essa é a de levar arte e cultura a escolas distantes do centro e de difícil acesso, pontua Tuti Keber, atriz do grupo. “Conseguimos propor a esses alunos novas possibilidades de viver, de sonhar, de interagir e de ser. É mágico poder tocar os sentimentos de alguém de forma lúdica e propor através da arte que pessoas mudem costumes e passem a ser mais humanas, que pensem de forma coletiva, que aceitem e sejam solidárias com as diferenças”, destaca.

 

Serviço

O que: As Bodas da Filha do Bandoleiro,

Quando: 29 de junho, às 10h e às 14h

Onde: No Palco Central da 34ª Feira do Livro de Canoas