Jorginho do Trompete celebra aniversário com show no projeto Chapéu Acústico

Foto: Marcos Moneiro

No dia 26 de junho (terça) um dos maiores instrumentistas brasileiros, Jorginho do Trompete, celebra 51 anos e quem ganha o presente é o público, com o show que o músico fará, acompanhado do pianista Luiz Mauro Filho, na Biblioteca Pública do estado (BPE). A dupla tocará músicas autorais, da bossa nova, jazz e MPB, prometendo muitas surpresas e improvisos, que ele conduz de forma ímpar, a partir das 19h, no projeto Chapéu Acústico. A entrada se dará mediante contribuição espontânea.

Natural de Porto Alegre, Jorge Alberto de Paula teve seu primeiro contato com o instrumento aos 9 anos, na banda do Colégio Isabel de Espanha e aos 14 anos, já tocava profissionalmente em bares e casas noturnas da Capital. Aperfeiçoou seus estudos na Escola da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e seguiu sua vida, sempre estudando música e tocando com os melhores instrumentistas brasileiros, como Márcio Montarroyos, Paulinho Trompete, Raul Mascarenhas, Walmir Gil, Proveta, Paulo Moura, Raul de Souza, Renato Borghetti, Mauro Senize, Lula Galvão, Guinha Ramires, Alessandro Kramer, Paulo Sérgio Santos, Guinga, entre outros.

Segundo o escritor e também músico, Luiz Fernando Veríssimo, Jorginho do Trompete é um dos maiores do mundo em seu instrumento. Participou do Festival Sanari-Sur-Mer (França), em 1996, agradando a crítica. Fez várias apresentações como convidado do violonista, compositor e cantor Guinga, em unidades do Sesc-SP, festivais de Santa Rosa, Pelotas, Rio Grande e Osório e ainda, em Belo Horizonte, Salvador e Campinas. Também acompanhou a banda Companhia Paulista, pelo Sesc-SP. Na Itália tocou em Peruggia, na gravação do CD “Graffiando Vento” do cultuado clarinetista italiano Gabriele Mirabassi, em parceria com Guinga. A parceria em solo italiano ocorreu em 2004 e 2005, com grande aceitação do público.

Em três oportunidades, de 1996 a 1998 atuou como convidado do grupo do músico uruguaio Oswaldo Fattoruzzo, no Festival de Jazz de Punta Del Este. É músico profissional da Banda Municipal de Porto Alegre, desde 1999, ano em que gravou um CD autoral de música instrumental, em show no Teatro Renascença. Em 2005 gravou, com a Cia. Paulista, DVD de música instrumental, em shows realizados no SESC, em São Paulo. Gravou CD com o músico regionalista Renato Borghetti; CD e DVD com Antonio Villeroy (2006) e CD ao vivo com Nei Lisboa, no Theatro São Pedro.

Foto: Marcos Monteiro

Tocou com Márcio Montarroyos, no Rio de Janeiro e São Paulo (2006) e como músico convidado, no 2º Encontro Internacional de Metais, em 2007, em Tatuí-SP, com a Sam Jazz. Antes disso, em 2004, foi convidado pela Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro para um show especial, onde foi o solista. Participou do Festival Internacional de Jazz “La Pataia”, em Punta Del Este (Uruguai), ao lado de Paquito D’Rivera e Clark Terry. No Programa do Jô foi integrante convidado do Sexteto do Jô e como solista, em 2005.

Nos prêmios, ganhou como Melhor Intrumentista, no Troféu Açorianos de Música, de 1992 a 1996. Foi ganhador do Festival Moenda da Canção, em Santo Antônio da Patrulha. Também mostrou seu trabalho em Festivais de Verão, na França, de 1996 a 1998. Atuou vários anos como músico de bandas de samba, swing e samba rock, tendo a oportunidade de acompanhar nomes como Branca di Neve, BebetoDhema, Reinaldo e tantos outros.

CHAPÉU ACÚSTICO

O projeto  Chapeu Acústico é realizado  sempre às terças-feiras, com apresentações de músicos dispostos a movimentarem a cena local, sem depender de verba pública ou privada. Não há cobrança de ingressos, e o chapeu é usado como forma de arrecadação voluntária, como acontece nas performances de rua.

 SERVIÇO:
Dia: 26 de junho de 2018 (terça-feira).
Hora: a partir das 19h.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190).
Informações: Na BPE-RS, pelo telefone (51) 3224-5045 ou com o produtor, Marcos Monteiro (e-mail duearth@terra.com.br).
Agendamento de entrevistas: Fones 3013-2236 e 9935-0608.
Contribuição espontânea.