‘Encontros no Ateliê’, na Galeria Paulo Capelari, destaca a nova produção de Velcy Soutier

Matisse por Velcy Soutier. Acrílica sobre. Foto Paulo Capelari

A Galeria de Arte Paulo Capelari, sempre inovando em seus formatos expositivos, promove uma nova proposta – os “Encontros no Ateliê”, somente neste final de semana, destacando a nova produção do artista plástico Velcy Soutier. A mostra estará aberta à visitação neste sábado, dia 09 de junho, e no domingo, dia 10, das 10h às 17h. São 20 obras em pintura acrílica sobre tela, nos formatos 30×40 e 40×50, nas quais o artista amplia a sua pesquisa com pássaros. Referenciado na linguagemnouveau, na qual a organicidade simboliza o fluxo vital da natureza em eterna mutação, Soutier renova-se em cada obra, numa busca permanente pela essência, que se traduz em movimento.

Velcy Soutier dialoga com a sensibilidade dos grandes mestres convidados a trazer um recorte de suas obras para juntos realizarem uma composição poética, recontextualizando a narrativa pictórica consagrada com a contribuição colorida e ruidosa dos pássaros que compartilham do seu ateliê. De Leonardo da Vinci a Dalí, com respeito e admiração, Soutier traz à contemporaneidade as imagens mais caras ao imaginário humano, relidas e ressignificadas.

Sobre o artista:    

Velcy Soutier é graduado em Artes Plásticas, especialista em Educação Estética e Arte e mestre em Design. Publicou 10 livros, entre eles “Desenhar é fácil, bonito e necessário”; é verbete no Dicionário de Artes Plásticas no RS e recebeu a Comenda Pedro Weingärtner pelo conjunto da obra e contribuição à cultura do Rio Grande do Sul. Dedica-se também à pintura sacra, sendo sua obra mais recente a reconstituição pictórica do interior do Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves.

A pintura de Soutier é catalogada, tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais. Sua obra integra acervos oficiais e particulares no Brasil, Equador, Espanha, Itália, França e, principalmente, Suíça, onde o artista já realizou quatro mostras individuais, entre as dezenas que compõem o seu currículo de meio século dedicado às artes.

SERVIÇO:

O Quê: Encontros no Ateliê. Releituras de Velcy Soutier

Onde: Galeria de Arte Paulo Capelari (Rua Cel. Bordini, 665), Porto Alegre-RS

Quando: Dias 09 e 10 de junho de 2018, sábado e domingo. Visitação das 10h às 17h.

Informações: Fones 51 3061 6768 | WhatsApp 51 981 86 67 68 – www.paulocapelari.com.

Por: Silvia Abreu