Grupo Terra Brasilis faz show ‘Origens’ no projeto Chapéu Acústico da BPE

Foto: Kelly Erdmann

Um repertório elegante, repleto de influências que vêm da música brasileira, do jazz e dos ritmos latinos compõe o show “Origens”, do grupo Terra Brasilis, que abre o Chapéu Acústico de junho, na Biblioteca Pública do Estado (BPE). André Mensch (trombone), Lucian Krolow (flauta), Lucas Esvael (violão), Miguel Tejera (baixo) e Marquinhos Fê (bateria) se apresentam no dia 5 (terça), a partir das 19h, mediante contribuição espontânea.

Descortinar os encantos da música instrumental brasileira e levar a plateia a uma verdadeira redescoberta de sons, sentimentos e experiências é a proposta do Terra Brasilis, que nasceu da vontade dos músicos André Mensch e Lucian Krolow de apresentar ao público as influências brasileiras através da linguagem dos instrumentos de sopro. Além das músicas, os instrumentistas cultuam a parceria artística, há quase uma década, tocando com influentes artistas do cenário gaúcho. E agora colocam em prática o projeto do Terra Brasilis, em que percorrem a história e partindo da premissa da terra desconhecida dos grandes navegadores do século XVI, convidam o espectador a se deixar embalar pela curiosidade e pela experimentação, em interpretações únicas e, até então, inexploradas.

“Misturadas, essas inspirações resultam em uma originalidade interpretativa que promete guiar o público por uma viagem de sons e sentimentos”, complementa o trombonista. O repertório é composto por obras de Jacob do Bandolim, Bonfiglio de Oliveira, K-Ximbinho, Roberto Menescal e Moacir Santos, entre outros nomes. O grupo recentemente participou do festival Homenagem ao Jazz, em Porto Alegre , projeto musical que trouxe João Bosco como o homenageado e muitos outros artistas.

Foto: Kelly Erdmann

CHAPÉU ACÚSTICO

Realizado pelo produtor Marcos Monteiro e a Biblioteca Pública do Estado (BPE), o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco da instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel). Com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as), a ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais, dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.

SERVIÇO:
Dia: 5 de junho de 2018 (terça-feira).
Hora: a partir das 19h.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190).
Informações: Fone 3224-5045 (BPE), Facebook.com/grupoterrabrasilis ou Instagram/grupoterrabrasilis.
Agendamento de entrevistas: Com o produtor Marcos Monteiro (3013-2236/9935-0608/duearth@terra.com.br ).
Contribuição espontânea.