Carlos Bica apresenta recital de violão na Casa da Música Poa

No domingo, 3 de junho, às 17h, o violonista Carlos Bica apresenta o recital Una orquestra en 6 cuerdas, com obras de Luis de Narváez (1490-1547), Alonso Mudarra (1510-1580), J.S. Bach (1685-1750), Francisco Tárrega (1852-1909), Isaac Albéniz (1860-1909), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e César Guerra-Peixe (1914-1993). O evento integra a série de apresentações que celebra os 25 anos de carreira do músico. Os ingressos custam R$30 e podem ser adquiridos antecipadamente ou no dia na própria Casa da Música Poa, localizada na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total.

 

Recital com Carlos Bica (violão) na Casa da Música Poa

Dia 3 de junho, domingo, às 17h

Obras de Narváez, Mudarra, J.S. Bach, Tárrega, Albéniz, Villa-Lobos e Guerra-Peixe

Ingresso: R$30

Local: Rua Gonçalo de Carvalho, 22

 

Programa

 

J.S.Bach (1685 – 1750)

Prelúdio da Suíte BWV 1007

 

Alonso Mudarra (1510 – 1580)

Fantasia que contrahaze la Harpa

 

Luis de Narváez (1490 – 1547)

Diferencias sobre guardame las vacas

 

Francisco Tárrega (1852 – 1909)

Lágrima

Endecha

Recuerdos de alhambra

 

Isaac Albéniz (1860 – 1909)

Asturias

– Intervalo –

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)

Prelúdio 1 em mi menor: “Homenagem ao sertanejo brasileiro”

Prelúdio 2 em mi maior: “Homenagem ao malandro carioca”

Prelúdio 3 em lá menor: “Homenagem a Bach”

Prelúdio 4 em mi menor: “Homenagem ao índio brasileiro”

Prelúdio 5 em ré maior: “Homenagem à vida social”

 

César Guerra-Peixe (1914 – 1993)

Prelúdio 5

 

Mais sobre Carlos Bica e o recital…

Comemorando 25 anos desde sua estreia como profissional, período no qual se tornou um dos mais importantes violonistas clássicos brasileiros, e tendo uma sólida carreira internacional, o violonista Carlos Bica compartilha sua extraordinária musicalidade com o público de seu país através de uma série de concertos que serão realizados em importantes salas do Brasil. O primeiro recital acontece em Porto Alegre, no Teatro Nilton Filho, seguido do concerto na Casa da Música, na mesma cidade. Posteriormente, o mesmo recital será apresentado em Caxias do Sul (na Casa de Cultura) e no Rio de Janeiro (Sala Guiomar Novaes).

No programa desta apresentação, Carlos Bica interpretará alguns dos principais compositores da música clássica, dando atenção especial à obra de dois dos mais importantes compositores brasileiros. Primeiro, Heitor Villa-Lobos, com os seus cinco Prelúdios, que partem da própria geografia do violão e das possibilidades harmônico-textuais por ela sugeridas. Da morte de Villa-Lobos até hoje, seu reconhecimento só aumentou: ele é provavelmente o compositor do século XX mais tocado no violão, e as repetidas gravações de sua obra superam em número praticamente todos os compositores brasileiros subsequentes. Em segundo lugar, César Guerra-Peixe, que compôs seus Prelúdios inspirado nos ritmos brasileiros – o prelúdio que será apresentado, o número 5, explora ritmos típicos nordestinos. Com relação à primeira parte do recital, Carlos Bica interpretará compositores espanhóis que fazem parte de sua própria trajetória musical, com destaque para a inesquecível Asturias de Isaac Albéniz.

Carlos Bica, radicado na Espanha, desenvolve uma intensa atividade como intérprete nos países da América Latina e na Europa. É um grande investigador da história e do repertório de seu instrumento, tendo gravado CDs e DVDs com obras dos compositores mais importantes da América Latina, bem como da música renascentista e romântica – inclusive por selos europeus. Realizou vários recitais multimídia, como solista e como músico de câmara, muitas vezes conjugando a música com outras expressões artísticas, tais como a dança, a pintura e a poesia.

 

Por: Guilherme Bartz