Espetáculo “A Mulher Arrastada” estréia no 13° Festival Palco Giratório

Estreia no próximo dia 25 de maio, sexta-feira, às 21 horas, no La Photo Galeria e Espaço Cultural, “A Mulher Arrastada”, texto de Diones Camargo, com direção de Adriane Mottola. O espetáculo nos dias 25 e 26 está na programação do 13° Festival Palco Giratório 2018. Depois, segue em temporada normal até o dia 17 de junho.

Inspirado no caso real ocorrido no Rio De Janeiro em 2014, “A Mulher Arrastada” é um projeto do dramaturgo Diones Camargo em parceria com a encenadora Adriane Mottola (fundadora da Cia. Stravaganza) e a atriz Celina Alcântara (cofundadora do Grupo UTA – Usina do Trabalho do Ator), que narra os últimos momentos de Cláudia Silva Ferreira – mulher, negra, pobre, 38 anos, trabalhadora, mãe de quatro filhos biológicos e quatro adotivos –, brutalmente assassinada pela Polícia Militar ao sair de casa, no Morro da Congonha (RJ), para comprar pão para sua família. Após ser baleada, seu corpo foi atirado às pressas no camburão da viatura e arrastado ainda com vida em meio ao tráfego da capital carioca, sob o olhar horrorizado de motoristas e transeuntes.

Valendo-se de uma construção poética que contrapõe o fato verídico ao simbolismo das imagens evocadas, a peça mostra a figura trágica de Cacau – como era conhecida na sua comunidade – reivindicando o que durante a cobertura jornalística do caso foi aos poucos apagado: o seu nome, elemento que foi substituído pela impessoal, violenta e cruel alcunha de “Mulher Arrastada”.

No elenco do espetáculo, estão Celina Alcântara e Pedro Nambuco. Cenografia de Zoé Degani, iluminação de Ricardo Vivian, trilha sonora original de Felipe Zancanaro, vídeos de Isabel Ramil. Produção de Diones Camargo, Regina Peduzzi Protskof e Isabel Ramil. Realização de Diones Camargo e La Photo Galeria e Espaço Cultural, com apoio da Cia. Stravaganza.

 

O QUE: estreia de “A Mulher Arrastada”.

QUANDO: 25 e 26 de maio de 2018, sexta-feira e sábado, às 21 horas, dentro da programação do 13º Festival Palco Giratório SESC.

Temporada: 02 a 17 de junho de 2018, sábados e domingos, às 20 horas.

ONDE: (Travessa da Paz, 44 – Bairro Farroupilha – Telefone: (51)99963 0807).

QUANTO: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (50% de desconto para estudantes, idosos e classe artística, mediante documentos de comprovação).

Venda de ingressos temporada: no local ou pelo link www.catarse.me/mulher_arrastada

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos.

DURAÇÃO: 55 min.

 

Por: Lauro Ramalho