Inimigos na Casa de Bonecas estreia no Instituto Ling

No dia 17 de maio, no Instituto Ling, inicia a temporada de estreia do espetáculo Inimigos na Casa de Bonecas, do Projeto GOMPA, com direção deCamila Bauer e elenco formado por Sandra DaniLiane VenturellaJanaina PelizzonFabiane SeveroNelson DinizLauro Ramalho, Álvaro RosaCosta e Pedro Bertoldi. Resultado de pesquisa em criação dramatúrgica e cênica a partir das obras Casa de Bonecas e O Inimigo do Povo, do dramaturgo Henrik Ibsen, a montagem ganhou o Prêmio International Ibsen Scholarship 2017. A encenação une elementos narrativos, teatro, dança, música e artes visuais para tratar da atual situação do Brasil, com ênfase em questões de gênero e em conflitos de ordem ética/moral. Inimigos na Casa de Bonecas terá sessões nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de maio de 2018 (confira o serviço completo abaixo).

O espetáculo integra o projeto Ponto de Teatro – que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, apoiando e garantindo espaço às produções locais ao longo de 2018 – e terá também uma oficina de crítica teatral, ministrada pelo jornalista e crítico renato Mendonça, curador do do Ponto de teatro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: http://www.institutoling.org.br/cursos/ponto-de-teatro-oficina-de-critica-teatral2.html. Destinada a interessados maiores de 18 anos – especialmente estudantes de jornalismo e teatro –, a oficina se desenvolve em cinco momentos: acompanhamento da primeira sessão do espetáculo; aula expositiva e debate entre os participantes; escrita e revisão dos textos críticos produzidos pelos participantes; leitura aberta e discussão dos textos em aula; e publicação dos textos finais em plataforma digital.

Sobre o Ponto de Teatro

Ao longo de 2018, o projeto Ponto de Teatro vai proporcionar a apresentação de sete espetáculos estreantes e a realização de oficinas de crítica teatral no Instituto Ling. No início do ano, o Ponto de Teatro lançou um edital para a seleção de três espetáculos inéditos para integrar a programação. O edital, encerrado em abril, recebeu mais de 60 inscrições de projetos de teatro, dança, performance e circo, que foram avaliados por uma Comissão de Seleção formada pelo curador Renato Mendonça, o diretor de teatro Breno Ketzer e o jornalista Newton Silva. Os escolhidos foram: Fisiologia do Desespero (Eva Schul), A Fome (Cia Espaço em Branco) e Estrangeiro (Ismael Caneppele). Cada projeto selecionado no Edital Ponto de Teatro 2018 fará seis apresentações e receberá apoio financeiro de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além de serviços de montagem, sonorização e iluminação para a produção do espetáculo. Confira detalhes e fichas técnicas dos espetáculos abaixo.

A cada temporada do Ponto de Teatro será realizada também uma oficina, ministrada por Renato Mendonça, jornalista, crítico e curador do projeto Ponto de Teatro. Voltada ao público em geral (com idade mínima de 18 anos), a oficina é gratuita e contempla conteúdos teóricos – a história da crítica no Brasil, diferentes formatos, mídia, tecnologia e redes sociais – e a prática da escrita, em que os participantes assistem à peça e desenvolvem um texto crítico, que será publicado em plataforma digital. Ao todo, serão sete oficinas, com três encontros cada uma e seis vagas por turma.

O projeto Ponto de Teatro tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS.

Serviço:

PONTO DE TEATRO – Inimigos na Casa de Bonecas

Temporada: dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de maio de 2018 – quintas e sextas às 20h, e sábados às 18h

Duração: 90 minutos

Classificação Etária: 14 anos

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br/index.php/programac-o-cultural.html

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Oficina de crítica teatral

Dias 18, 19 e 21 de maio

Horários: sexta, das 19h às 22h; sábado, das 17h às 20h e segunda, das 19h às 22h

Inscrições gratuitas pelo link http://www.institutoling.org.br/cursos/ponto-de-teatro-oficina-de-critica-teatral2.html

 

Endereço: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Inimigos na Casa de Bonecas – Ficha Técnica

Elenco: Sandra Dani, Janaina Pelizzon, Nelson Diniz, Liane Venturella, Lauro Ramalho, Álvaro Rosa Costa, Fabiane Severo, Pedro Bertoldi

Direção coreográfica: Carlota Albuquerque

Composição e desenho sonoro: Álvaro RosaCosta

Iluminação e vídeos: Ricardo Vivian

Cenografia: Elcio Rossini

Figurinos: Liane Venturella

Arte gráfica: Jéssica Barbosa

Fotografia: Adriana Marchiori

Dramaturgia: Marco Catalão, Pedro Bertoldi e Camila Bauer, a partir das obras Uma Casa de Bonecas e O Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen.

Produção: Projeto GOMPA. Email: projetogompa@gmail.com Site: www.projetogompa.com

 

Conheça os espetáculos selecionados no edital Ponto de Teatro 2018

Fisiologia do Desespero

Temporada: dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de julho de 2018

Fisiologia do Desespero é sobre como o corpo aguenta, como o corpo resiste, como o corpo sucumbe e como ele continua. É uma investigação em dança e performance que permitirá ao público experienciar imersão e borramentos no limiar entre surrealismo e realidade. Busca a materialidade do corpo como potência, trazendo para a cena a organicidade do animal no avesso do humano.

Direção: Eva Schul

Intérprete-criadoras: Carla Vendramin, Renata de Lélis, Viviane Lencina

Desenho de luz e Operação: Edu Rabin

Trilha Sonora e Operação: Eduardo Essarts

Figurino e Ambientação cênica: Ânima Cia de Dança

Designer Gráfico: Ânima Cia de Dança

Produção: Renata de Lélis e Viviane Lencina

 

A Fome

Temporada: dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de setembro de 2018

Uma mulher em mais uma sessão de análise: entre revelações de mentiras passadas e a exposição de uma fome voraz e sexual pela vida, a personagem confessa ser este o dia derradeiro de um rito de passagem que necessita concluir. Através de reflexões sobre suas relações amorosas e familiares, o instinto embriagado de paixão e medo, esta mulher irá descobrir a forma mais intensa de consumir o amor.

Realização: Cia. Espaço em BRANCO

Direção: João de Ricardo

Atuação: Sissi Betina Venturin

Dramaturgia: Marcos Contreras e Sissi Betina Venturin

Iluminação: Carina Sehn

Trilha sonora: Daniel Roitman

Edição de vídeos: Jana Castoldi

Operação de vídeos: João de Ricardo

Produção e divulgação: João de Ricardo e Sissi Betina Venturin

 

Estrangeiro

Temporada: dias 16, 17, 23, 24,30 de novembro e 01 de dezembro de 2018

Performance teatral na qual se faz um mergulho na persona de Marcel Camus, tendo como espinha dorsal a vida desse argelino de “pé negro”, um dos mais importantes pensadores do absurdo. Um estrangeiro é um solo quebra cabeça de imagens que faz uso das tecnologias de luz, som e projeção, para atualizar os conflitos propostos por Camus na primeira metade do século passado. Estrangeiro é sobre a realidade beirando e sendo o absurdo, transbordando os limites entre ficção e realidade. Um teatro performativo, onde a persona do encenador se mistura com as palavras de Albert Camus. Dois escritores, de diferentes tempos, se encontrando para produzir novos significados, hoje.

Concepção/Direção/Texto/Performance: Ismael Caneppele

Concepção sonora: Carina Levitan

Concepção visual: Ricardo Vivian

Produção: Cavalo Produções Artísticas

 

Por: Adriana  Martorano