Projeto social transforma realidade de crianças através da arte em Canela

Há cinco anos oferecendo aulas gratuitas para levar arte e cultura à vida de crianças e adolescentes, a Academia de Arte e Cultura tem transformado realidades em Canela. Mais de 300 alunos já passaram pelo projeto social que acaba de selecionar 59 novos jovens talentos para participarem do programa.

Depois de serem selecionados em audição que contou com 245 inscritos, a partir desta semana eles passam a integrar turmas de ballet, teclado, artes visuais, teatro, acrobacia aérea, técnica vocal e acrobacia de solo. “Ficamos muito felizes com os números da nossa última seleção, que contou com praticamente 20% dos alunos da rede pública matriculados no turno da tarde interessados em fazer parte do nosso programa”, destaca Carolina Parmegiani, coordenadora da Academia de Arte e Cultura.

Criado em 2012, hoje o projeto atende 100 alunos entre sete e 16 anos que têm a oportunidade de estimular seu desenvolvimento pessoal e artístico de forma totalmente gratuita. Isso porque a Academia de Arte e Cultura é mantida pela boa vontade de patrocinadores que colaboram mensalmente para possibilitar a contratação dos professores, compra dos uniformes, materiais e instrumentos necessários para as aulas.

Além de oportunizar vivência artística a essas crianças e adolescentes, o programa também é uma possibilidade de inserção na comunidade em que vivem, aproximação com pais e professores e, inclusive, oportunidade de trabalho. Aluna desde o início da Academia de Arte e Cultura, em 2012, Kamile Trindade, 14 anos, começou no projeto com aulas de teatro. No mesmo ano fez uma audição para o elenco infantil do espetáculo Korvatunturi onde está até hoje.

Assim como Kamile, através de oportunidades geradas pelo projeto, outras crianças e adolescentes já participam de grandes eventos da região, de maneira remunerada, podendo ter sua própria vivência profissional em Gramado e Canela, um dos principais polos de entretenimento do Rio Grande do Sul. “Qualquer pessoa ou empresa pode colaborar com doações para manter o projeto. Nossa maior motivação é ver que estamos mesmo fazendo diferença na vida dessas crianças. Não há recompensa maior que essa”, lembra Carolina.

Criada e mantida pela D’arte Multiarte junto com a Associação Cultural das Hortênsias, a Academia de Arte e Cultura é patrocinada pelo Mundo a Vapor, Piva Magazine, Sonho Vivo, Redemac e espetáculo Korvatunturi, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Canela que oferece transporte gratuito aos alunos. As aulas acontecem na D’arte Espaço Multicultural.