1º Canoas Bazar irá misturar moda, artesanato e gastronomia

No sábado (12), a Casa dos Rosa irá receber a 1ª edição do Canoas Bazar. Durante todo o dia o local terá exposição de artesanato e desfiles de moda, com materiais sustentáveis e autorais, produzidos por artistas locais. Serão nove horas em que a arte canoense estará em evidência num dos pontos culturais mais badalados da cidade. A ação, que ocorre das 9h até as 18h, é promovida pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT).

A iniciativa, uma demanda dos colegiados da Moda, Artesanato e das Artes Visuais, irá misturar arte, moda e gastronomia ao mesmo tempo em um único lugar. A premissa é seguir uma tendência mundial de ocupar espaços públicos com diversificadas atrações culturais e valorização da produção autoral. O consultor de moda e um dos organizadores do Bazar, Márcio Weiss, explica que a atividade visa fomentar as manifestações artísticas locais. “O artesanato no Brasil, especialmente na região Sul, é pouco valorizado. O Bazar vem justamente para mostrar a riqueza cultural que os artistas da cidade produzem”. Weiss ainda explica que para a exposição, tanto de artesanato quanto de moda, serão priorizados produtos feitos com matéria-prima não poluente.

Junto da mostra de artes, também ocorrerá um desfile de moda, que irá mostrar novos conceitos e tendências das passarelas, às 16h. Quem prestigiar o Bazar poderá conferir de perto roupas exclusivas e confeccionadas manualmente. Além disso, haverá opções de alimentação e bebidas.

Edital para expositores

A Prefeitura de Canoas lançou um edital de chamamento público para selecionar propostas de utilização de espaço do Parque dos Rosa, em atividades comerciais de artesanato durante a realização da 1ª edição do Canoas Bazar. Serão selecionados artistas que atuam com moda autoral, alternativa, sustentável ou de consumo consciente; de artesãos que criem e produzam peças funcionais ou decorativas com materiais à disposição no mercado, de reuso ou descarte e também de produtores visuais. As inscrições devem ser feitas até a segunda-feira (7), através da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão. O edital contendo as informações e especificações do chamamento está disponível no portal da Prefeitura de Canoas.

 

Programação Cultural:

10h – DJ Set Matu (Música)

11h – Jackson Moraes (Música)

11h30min – Najma Safi (Dança)

12h – DJ Set Matu (Música)

14h- Studio Atitude (Dança)

14h15min – Emotions Grupo de Dança (Dança)

14h30min – Rua em Cena (Dança)

14h45min – Eduardo Cardoso (Música)

16h – Desfiles

17h – Pamela Lopes

17h30min – Fernanda  Eifler

 

Por: PMC