Dia 29 de abril tem Pinhole Day na Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove no dia 29 de abril, o Pinhole Day. O evento acontece há mais de 10 anos para homenagear essa técnica fotográfica que não utiliza objetivas, apenas um pequeno orifício para captar uma imagem. A atividade ocorre das 13h às 17h, no Laboratório Fotográfico da CCMQ (3º andar da CCMQ), que disponibilizará o papel e químicos.

Os interessados devem trazer de latas de leite em pó com tampa, caixa de fósforos e de papelão, e terão acesso ao laboratório para carregar com papel ou chapa radiológica, de tamanho máximo de 12cm x 18cm, em grupos de 10 pessoas, conforme a ordem de chegada. O objetivo é fazer uma foto estenopéica (pinhole), enviar para o site que promove o evento (http://www.pinholeday.org) e, claro, trocar experiências e confraternizar com os demais participantes.

Nas semanas que antecedem o encontro, o Laboratório de Fotografia realizará duas oficinas gratuitas: uma nos dias 17 e 18 de abril e a outra nos dias 24 e 25, sempre das 14h às 16h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail laboratoriocaseiropb@gmail.com, com a oficina desejada. Os interessados deverão levar uma lata vazia com tampa no primeiro dia de curso.

Sobre o Pinhole Day
Realizado pelo Núcleo Imagem Latente, o Pinhole Day acontece sempre no último domingo de abril e representa uma pausa na velocidade das tecnologias digitais. A oficina é destinada a todos os públicos, sem a necessidade de conhecimentos prévios ou escolaridade. Cada participante terá a oportunidade de experimentar a técnica e realizar suas próprias fotografias pinhole.

O resultado das oficinas será divulgado na página oficial do Pinhole Day mundial, em www.pinholeday.org.