Noite dos Museus 2018 anuncia data e aumento do número de espaços que recebem programação

A terceira edição do Noite dos Museus já tem data e locais confirmados. O evento movimentará Porto Alegre no dia 19 de maio levando uma programação musical diferenciada para diversos espaços culturais da capital gaúcha que estarão abertos em horário inusitado e com visitação gratuita. Para abrigar o público crescente, o projeto foi ampliado em duração e abrangência: neste ano, terá 60 minutos a mais, com atrações das 19h até à 1h, e dois novos museus no circuito.

No total, serão 12 centros culturais da cidade abertos para a maratona noturna. Os espaços se concentram no Centro Histórico, passando também pelos bairros Bom Fim, Cidade Baixa, Independência e Santana, se estendendo até a Zona Sul. São eles: os novos integrantes – Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e Museu do Centro Histórico Cultural Santa Casa – e os outros dez locais que já abrigaram o evento – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu de Arte Contemporânea, Pinacoteca Ruben Berta, Memorial do Rio Grande do Sul, Instituto Goethe, Museu de Porto Alegre, Planetário, Museu da UFRGS, Fundação Iberê Camargo e Museu Júlio de Castilhos.

A outra novidade é a abertura de vagas para voluntários que desejam participar como monitores. Os pré-requisitos para se inscrever são poucos: ser maior de 18 anos, cordial e proativo e ter facilidade em lidar com o público. Além disso, intérpretes de LIBRAS que se interessarem pelo projeto também podem se candidatar para auxiliar o público com traduções.

“Desde a primeira edição, em 2016, temos recebido inúmeros contatos de pessoas querendo apoiar como voluntários. Sempre foi o nosso desejo construir um evento mais colaborativo, com maior participação e envolvimento da sociedade, principalmente por entendermos que o Noite dos Museus é um projeto de todos e para todos, através do qual temos a oportunidade de (re)descobrir a nossa cidade”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus no Brasil.

O projeto ainda prevê a criação de um espaço gastronômico de melhor qualidade na Praça da Alfândega, onde há a maior concentração de pessoas durante o evento. Responsável pela realização do evento há três anos, a produtora Rompecabezas convida proprietários de foodtrucks, foodbikes e demais fornecedores que tenham interesse em participar a entrar em contato pelo e-mail contato@rompecabezas.com.br, mesmo endereço eletrônico que receberá as inscrições dos voluntários que desejam fazer parte do projeto.

Em sua terceira edição, o Noite dos Museus tem apresentação do Ministério da Cultura e da Rompecabezas, patrocínio de Banrisul e Enerfin, apoio de Sulgás e Banco DLL, e apoio institucional da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre.

LOCAIS
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (Praça da Alfândega – Centro)
Museu de Arte Contemporânea – MACRS (Rua dos Andradas, 736 – Centro)
Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro)
Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega – Centro)
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 – Centro)
Museu do Centro Histórico Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência)
Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112 – Independência)
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)
Planetário (Av. Ipiranga, 2000 – Santana)
Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Bom Fim)
Museu Júlio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205 – Centro)
Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000 – Cristal)
*A Fundação Iberê Camargo funcionará somente até a meia-noite

NOITE DOS MUSEUS 2018
Sábado, dia 19 de maio de 2018, das 19hs à 01h
Em diversos museus e centros culturais de Porto Alegre
Classificação: Livre
Apresentação: Ministério da Cultura
Patrocínio: Enerfin e Banrisul
Apoio: Sulgás e Banco DLL
Apoio Institucional: Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e Prefeitura de Porto Alegre
Realização: Rompecabezas
Evento: Noite dos Museus 2018 | Porto Alegre
Acompanhe a agenda No Palco: http://bit.ly/agendaNoPalco

ENTRADA FRANCA

(Em breve a programação completa)

E-mail de contato para ser voluntário do projeto ou participar do espaço gastronômico: contato@rompecabezas.com.br

Fonte: Agência Cigana
Foto: Paula Vinhas