Encerram no próximo domingo as inscrições para o Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas (Intercena)

Crédito: Marcio Camboa

No mês de abril, o Rio Grande do Sul recebe um projeto pioneiro de cultura no Brasil. O Intercena – Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas ocorre de 24 a 27 de abril em Porto Alegre. O objetivo do primeiro mercado profissional do setor é discutir novos caminhos para o teatro e garantir a distribuição da produção pelos territórios nacional e internacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de abril pelo www.intercena.com.br e inscricoes@intercena.com.br. Informações pelo (51) 99119 6972.

“Acreditamos que o Intercena contribuirá para a difusão e circulação da produção de artes cênicas, promovendo um abrangente trabalho de formação, fomentando o intercâmbio regional, nacional e internacional. O projeto agrega qualificação artística, técnica e de gestão e contribui para impulsionar mercados de trabalho e economias locais. Ele tem a capacidade de potencializar a interface gerada com outros setores da economia e da sociedade, tais como turismo, educação, tecnologia, comunicação e ação social” destaca Alexandre Vargas, idealizador do projeto. É um programa estruturado em quatro eixos/ações que se interligam promovendo sinergia para potencializar a difusão da produção cênica. Além de seminário, haverá rodada de negócios com curadores e programadores de Festivais Nacionais e Internacionais, capacitação para internacionalização das companhias artísticas e apoio para intercâmbio de produções.

O Intercena vai ocorrer no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa e Museu Iberê Camargo. Para a emissão de certificado é necessário a presença em 75% das atividades do seminário.

A Braskem S.A., é a patrocinadora exclusiva do Intercena que é financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, tem o apoio cultural da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura, do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT), ambiente interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e do Observatório dos Festivais, espaço de informação e reflexão sobre os festivais de artes cênicas no Brasil.

INTERCENA
Intercena é um projeto de internacionalização das Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul. É o primeiro mercado profissional de artes cênicas do sul do Brasil. É um programa estruturado em quatro eixos/ações que se interligam promovendo sinergia para potencializar a difusão da produção cênica. Os eixos estão organizados da seguinte forma: 1°) Capacitação para Internacionalização das Cias de Artes Cênicas do Estado do Rio Grande do Sul; 2°) 1o Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas; 3°) Rodada de Negócios com Curadores e Programadores de Festivais Nacionais e Internacionais e 4°) Apoio para Cias de Artes Cênicas ou Festivais para o intercâmbio das produções cênicas.

SERVIÇO
INTERCENA – Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas
De 24 a 27 de abril de 2018
Das 10hs às 18hs
Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa e Museu Iberê Camargo
Porto Alegre/RS
Acompanhe a agenda No Palco: http://bit.ly/agendaNoPalco

Inscrições até dia 15 de abril.

Informações: www.intercena.com.br ou pelo telefone (51) 99119 6972
Inscrições: inscricoes@intercena.com.br

Fonte: Adriano Cescani/Phosphoros Novas ideias