“Espalhem Minhas Cinzas na EuroDisney”, da Cia Stravaganza, abre o projeto Ponto de Teatro do Instituto Ling

Dentro das comemorações de 30 anos da Cia. Stravaganza, estreia no próximo dia 06 de abril, sexta-feira, o novo trabalho do grupo, “Espalhem Minhas Cinzas na EuroDisney”, texto de Rodrigo García e direção de Adriane Mottola. O espetáculo também faz a abertura, como convidado, do Projeto Ponto de Teatro, do Instituto Ling, que visa impulsionar a produção das artes cênicas no Estado, apoiando e garantindo espaço às produções locais. Com curadoria do jornalista e crítico de teatro Renato Mendonça, vai oferecer, ao longo de 2018, a apresentação de sete espetáculos e a realização de oficinas de crítica teatral.

“Espalhem minhas cinzas na EuroDisney” convida o espectador a passear por um território futurista devastado. O dramaturgo Rodrigo García fala, ao mesmo tempo, do presente e de um futuro que talvez já tenha chegado. As franquias, os comportamentos da sociedade de consumo, as estratégias de venda, as manipulações midiáticas, as fissuras dos sistemas democráticos, a influência de tudo isso nas relações pessoais se exibem diante de um mundo natural, que parece cada vez mais inacessível. Paisagens que remetem à ficção científica, mas que apenas exibem o estado atual das coisas.

O ritmo musical dos textos embala ataques diretos ao Capital, à alienação, ao consumismo e à mediocridade, exibindo seu desprezo pela política e pela carreira convencionais. O texto de “Espalhem Minhas Cinzas na EuroDisney” é uma sequência de 26 monólogos, alguns se resumindo a uma frase. É como se tivéssemos acesso franqueado ao diário de alguém atento a toda e qualquer contradição de uma vida que transcorre preguiçosa e desatenta, satisfeita pelas recompensas da sociedade pós-industrial.

A Cia. Stravaganza, criada em junho de 1988, chega aos 30 anos em plena atividade. Além de criar e produzir 28 espetáculos e inúmeros projetos, conquistar sua sede própria e abrir o espaço do Estúdio Stravaganza para grupos teatrais em residência artística, se firma como um coletivo afinado com as teatralidades contemporâneas. Marcada pela investigação da linguagem da máscara teatral e dos diversos estilos de jogo, como a Commedia Dell’arte, o clown e o melodrama, a Cia. centra seu processo criativo sobre o ator-criador, o performer que busca recriar a tradição fundindo-a com propostas contemporâneas de atuação.

No elenco de “Espalhem Minhas Cinzas na EuroDisney” estão Áquila Mattos, Duda Cardoso, Geórgia Reck, Janaina Pelizzon e Lauro Ramalho. Cenário, iluminação e videografia de Ricardo Vivian, trilha sonora original de Pablo Sotomayor, figurinos de Duda Cardoso, orientação coreográfica de Douglas Jung, produção de Adriane Mottola e Duda Cardoso e realização da Cia. Stravaganza.

O Projeto Ponto de Teatro tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS.

 

FICHA TÉCNICA
Texto: Rodrigo Garcia
Cenário, Iluminação e Videografia: Ricardo Vivian
Figurino: Duda Cardoso
Trilha sonora original: Pablo Sotomayor
Orientação Coreográfica: Douglas Jung
Maquiagem e cabelo: CUBO
Assessoria de Imprensa: Lauro Ramalho
Fotos: Vilmar Carvalho
Produção: Adriane Mottola e Duda Cardoso

 

ESPALHEM MINHAS CINZAS NA EURODISNEY
Dias 06, 07, 13, 14, 27 e 28 de abril de 2018
Sextas feiras, às 20hs e aos sábados, às 18hs
Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 – Bairro Três Figueiras – Porto Alegre/RS
Como Chegar: https://maps.institutoling
Duração: 50 minutos
Classificação: 16 anos
Realização: Cia Stravaganza
Evento: Espalhem Minhas Cinzas na Eurodisney | POA
Acompanhe a agenda No Palco: http://bit.ly/agendaNoPalco

INGRESSOS
Inteira – R$ 40,00
Meia Entrada – R$ 20,00

VENDA ONLINE: http://www.institutoling.org.br/index.php/programac-o-cultural/espalhem-minhas-cinzas-na-eurodisney-06-04-2018-20h.html

PONTOS DE VENDA
Bilheteria do Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3533.5700

Horários: segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h; domingos e feriados: fechado.

Fonte: Lauro Ramalho