Por Trás da Dança fará formação profissional para bailarinos em Canoas

Carlota Albuquerque e Diego Mac dialogam sobre o mercado da dança

No dia 22 de abril, o No Palco em parceria com o Sesc Canoas, irão realizar o “Por Trás da Dança – Coreografando o seu negócio”. A atividade consiste em seis workshops realizados de forma prática, nos quais vão abordar tópicos referentes aos processos e etapas do mercado da dança, para que assim, o bailarino possa e colocar de forma profissional no mercado. Entre os participantes, estarão presentes nomes importantes do mercado como Carlota Albuquerque, Diego Mac, Fábio Cunha, Michele Rolim, Joice Rosseto, Fabiano Bonella e entre outros.

O encerramento será com a apresentação do espetáculo: “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano”, novo trabalho da Macarenando Dance Concept.

Serão abordados temas como a importância da formalização do profissional (MEI +DRT), a criação de um material de marketing e sua utilização para divulgação (release, vídeos, páginas na internet e entre outra ações), os processos de produção executiva de um espetáculo e noções básicas sobre como participar de um edital.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer os procedimentos necessários para que o espetáculo, que será apresentado à noite, aconteça. Desde os processos de sua criação, passando por todas as funções existentes, atividades desenvolvidas e profissionais necessários para esse tipo de produção.

Serviço:                                                                   

Por Trás da Dança – Coreografando seu negócio

Atividade de formação com apresentação do espetáculo “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano”  do grupo Macarenando Dance Concept

Data: 22/02/2018

Horário dos workshops: 09h as 17h

Horário do espetáculo: 18h

Local: Sesc Canoas

Investimento: R$ 60,00 (incluso worksohps + espetáculo + almoço)

Ingressos Limitados:  https://www.sympla.com.br/por-tras-da-danca__250378

Evento: https://www.facebook.com/events/2101355350101169/

 CRONOGRAMA

ATIVIDADE MINISTRANTE
9h QUEBRANDO MITOS – As vantagens e benefícios de se formalizar como profissional e como fazer.  MEI + DRT FÁBIO CUNHA E TIAGO OLIVEIRA
9h40 EDITAL – PRA GANHAR TEM QUE FAZER FABIANO BONELLA
10h40 OFICINA DE RELEASE – COMO TRANSFORMAR MINHA DANÇA EM PALAVRAS MICHELE ROLIM
12H ALMOÇO
13h FOTO E VIDEO APLICADOS A DANÇA TONY CAPELLÃO E VINI OLIVEIRA
14h COMO MONTAR UM BOM MATERIAL DE VENDAS JOICE ROSSETO E
15h DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS DIEGO MAC E CARLOTA ALBUQUERQUE
17h FINAL DOS WORSHOPS
18h ESPETÁCULO MACARENANDO CONCEPT DANCE

Sobre os participantes:

SATED – Ter um DRT, significa ser registrado profissionalmente, ter sua profissão regulamentada na sua carteira de trabalho. Pela Lei 6.533 de 1978, que regulamenta a profissão de artistas e técnicos, somente profissionais com este registro podem ser contratados para trabalhar em TV, cinema, teatro ou publicidade. A atividade irá abordar justamente da importância de se obter o registro profissional e como fazer.

 Fábio Cunha

Ator, produtor e gestor, Fábio é um dos criadores do grupo mais vangarda dos anos 90, o falos & stercus.  Atualmemte está presidente do Sated/RS ((Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul).

 

Oficina de Editais – O processo de escrita de um edital demanda muita atenção na hora de colher todas as informações necessárias. A atividade irá justamente questões sobre como escrever um edital da forma mais adequada para que o proponente tenha mais chances de ser contemplado.

Fabiano Bonella

Bacharel em Relações Públicas formado pela PUCRS, com mais de 10 anos de experiência na coordenação de dezenas de projetos culturais de grande relevância para o Rio Grande do Sul e Brasil. Fundador da Bonella Produções em 2007, empresa especializada em gestão cultural, conta com projetos contemplados em diversos editais de patrocínio e financiamento cultural, como BNDES, CAIXA Cultural, Natura Musical, Fumproarte, FAC-RS, Funarte, além das leis de incentivo à cultura (Rouanet e LIC/RS), com patrocínio de empresas como CMPC Celulose Riograndense, BRDE, BNDES, CAIXA, Vivo, Natura e NET/Claro. Dentre os trabalhos mais recentes e em andamento, destacam-se: Terça Lírica no Palácio (Palácio da Justiça/RS); DVD “Alma Farroupilha”, com Maestro Tasso Bangel e Camerata Pampeana (Natura Musical/Pró-cultura RS LIC); Chiquinho & Radamés, com Quinteto Persch (Natura Musical/Pró-cultura RS LIC); A Canção Brasileira – Canto, Piano e Percussão (MinC/Rouanet), com a mezzo-soprano Angela Diel; Festival Música nas Igrejas (Fundo de Apoio à Cultura/Pró-cultura RS); Orquestra Sinfônica de Carazinho (Pró-cultura RS, LIC/Vivo).

 

REDAÇÃO DE RELEASES – TEORIA E PRÁTICA” – Michele Rolim

As redações recebem diariamente inúmeros releases, no entanto, grande parte desse conteúdo não conquista a atenção do jornalista e acaba sendo descartado. A oficina irá abordar desde o título que deve ser claro e objetivo até a escolha da foto que será enviada ao jornalista, sob uma perspectiva cultural e do próprio jornalista que recebe o release.

A oficina será ministrada pela jornalista, pesquisadora e crítica de artes cênicas Michele Rolim. Michele foi repórter setorista das artes cênicas no Jornal do Comércio, em Porto Alegre de 2008 a 2017. Participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da Prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival internacional Porto Alegre em Cena. É coeditora do site nacional Agora Crítica Teatral e também uma das idealizadoras do site Cênicas e do projeto Dossie Palcos Públicos de Porto Alegre. Vem participando de diversos festivais de artes cênicas no Brasil como crítica e debatedora. Por seu trabalho recebeu o Prêmio Açorianos de Dança (2015), categoria mídia, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre (2014), e Prêmio Ari de Jornalismo, categoria reportagem cultural, da Associação Rio-Grandense de Imprensa (2010, 2011, 2014).

Oficina de foto – Tony Capellão

Formado em Comunicação Social – Habilitação em jornalismo e marketing, Tony Capellão é sócio fundador do Jornal No Palco. Atua como fotografo a 7 anos com foco principal em fotografia de shows em espetáculos. Foi fotógrafo do Canoas Coletivo de Dança (grupo com direção de Carlota Albuquerque) e trabalhou em espetáculos também de grupos como Art & Dança, Kristian Galvão Estúdio de Dança, Estúdio de Dança Lousane e entre outros. Trabalha semanalmente na cobertura de shows e fotografou eventos internacionais como shows do Green Day, Aeromisth, Jonh Mayer, The Who  e Helloween. Trabalhou na assessoria de comunicação da Prefeitura de Canoas e fotógrafo do Prefeito Jairo Jorge, também foi colunista cultural da Revista Eléve On-line. Como ativista cultural, atua também na produção de eventos e foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e da formação original da banda Necessidade Humana.

 Oficina de produção de Vídeo  – Vini Oliveira

Atua na área audiovisual há 7 anos quando a gravação de mais de 50 videoclipes e 3 Dvd’s, sendo um deles o DVD de 20 anos do Papas da Língua, indicado ao Açorianos de 2015. Em 2016 criou a CoFilms, uma produtora voltada pro incentivo cultural Audiovisual, visando o impulsionamento da carreira de artistas como principal ponto de partida para os seus projetos. Em seu primeiro  trabalho como Diretor, Vini dirigiu o primeiro videoclipe da Banda Saldanha, trabalho que foi lançado pela Sony e VEVO. Dirigiu também o clipe da Hatchi, banda de rock feminina emergente do estado, veiculado na TV. Recentemente dirigiu o novo trabalho da cantora Mali, destaque no The Voice 2015 e dirigiu também o primeiro DVD do Elton Saldanha em 2017. Está em produção do seu primeiro curta que será lançado em breve, uma série ficcional e um documentário sobre a economia criativa do RS.

 

Oficina sobre material de Vendas – Joice Rossato e Tiago Oliveira

Joice Rossato

Joice Rossato é atriz, educadora, diretora teatral formada pela UFRGS, gestora e produtora da Aresta Cultural, co-criadora do espaço Teatro Cena de Garagem, inaugurado em 2017.Dirige as intervenções cênicas “Cartas para Você”, “Eu-ilha” e o espetáculo “SOLQUEGIRA.DOC” e assina a orientação cênica do show “Ay mi Amor” de Ana Medeiros e Daniel Debiagi. Integrou a equipe da Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre por três anos (2010 – 2013), quando atuou como produtora, organizadora de eventos de artes cênicas, assistência de direção dos Prêmios Açorianos e Tibicuera, idealização de programação formativa, planejamento de ações em artes cênicas via teatros municipais, revisão de editais, contratação de artistas.  Foi produtora executiva  de “Bukowski – Histórias da Vida Subterrânea”, premiada junto ao grupo com Açorianos de Melhor Produção no ano de 2014.No mesmo ano fez a produção executiva do show Mulher Encanto – etapa Porto Alegre. Cuidou da produção administrativa da circulação Sesc/RS do espetáculo “Até o Fim” com texto e atuação do artista Carlos Castanha. Realizou a direção de produção dos espetáculos “Dona Flor e seus dois maridos”- espetáculo de abertura do Porto Verão Alegre/2016 dirigido por Zé Adão Barbosa, Carlota Albuquerque, Larissa Sanguiné e Simone Rasslan. Em 2015 de “Concentração” – Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Artes Cênicas no Teatro de Arena dirigido por Ana Zanandréa. Em 2016 produziu o projeto “webcoreografia” da Muovere Cia de Dança Contemporânea – ganhador do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2014, que realizou a criação e estreia do espetáculo “Choking”, a ação “Qual é a sua Dança ?” e o Seminário “Conversas sobre Tecnologia, Corpo e Dança”, com Ivani Santana (UFBA), todas as atividades aconteceram no Instituto Ling.

Tiago R. Souza

Publicitário, formado em Gestão de Empreendimentos Criativos pelo MinC/Senac-DF e Gestão em Carreira Musical na Perestroika – Escola de Atividades Criativas. É diretor de produção do espetáculo Retirantes. Produziu em 2010 o primeiro TEDxPorto Alegre, foi Diretor de Marketing do Manara Bar e Produtor de estrada de diversas bandas no Rio Grande do Sul. Construiu bases de autogestão de carreira com o bandolinista Rafael Ferrari, Grupo Di Brincadeira, Constelação e Juninho PC e como Consultor Artístico co-criou projetos com a New School Dreams, Hatchi, Kombi CRMK. Ajudou a construir diversos projetos importantes na capital, como o bloco de carnaval de rua mais ordinário do Brasil, “Os filhos do cumpadi Washington” e o “Por Trás da Dança”. Diretor de Produção na CoFilms, produziu o DVD “A Grande Festa Gaúcha de Elton Saldanha” e o videoclipe “Voz do Morro” da Banda Saldanha. É sócio-fundador da Reticências Escola e Cia de Dança, que em 2016 o ajudou a ser indicado ao Prêmio Açorianos de Dança como Melhor Produção

 

Diálogos Contemporâneos – Diego Mac e Carlota Albuquerque

Dança: tecnologia, novos mercados e empreendedorismo”. A atividade se dará em formato de bate papo entre os participantes e tem como foco o compartilhamento dos mecanismos e estratégias artísticas e de negócio aplicadas na Macarenando Dance Concept, desde as práticas de treinamentos artísticos e processos de criação coreográfica, passando pelos procedimentos de produção e execução de projetos, relação com fornecedores e captação de novas oportunidades de criação e negócio até a divulgação, distribuição e comercialização dos produtos desenvolvidos e a relação/manutenção com o público consumidor e a geração de novos leads

Diego Mac

Diego Mac é Graduado em Dança, com especialização e mestrado em Poéticas Visuais. Atua no campo cultural e do entretenimento em projetos artísticos que misturam encenação, dança, cultura popular, imagens, tecnologia, criatividade e empreendedorismo. É diretor da Macarenando Dance Concept.

Carlota Albuquerque

Formada em balé clássico pela Ulbra, estudou também na École Besso de Danse Classique, em Toulouse. Trabalhou como voluntária num programa de cooperação entre França e Burkina Faso, criando uma escola de dança para crianças em Ouagadougou. Usou a terapia ocupacional na recuperação de adolescentes com intoxicação de álcool e drogas na Clínica Pinel. É formada em Psicologia na PUC-RS. Trabalhou com diversas companhias de dança gaúchas. Foi uma das fundadoras da Terra Companhia de Dança do Rio Grande do Sul, que se apresentou em praças públicas, ginásios, presídios e hospitais. Também fundou em 1987 a companhia Terpsí Teatro de Dança, da qual foi coreógrafa e diretora. Em 2006, iniciou o Centro de Estudos Coreográficos Terpsí, um espaço para a pesquisa, experimentação, diálogo e reflexão sobre Dança. Foi diretora de

Sobre o espetáculo:

Espetáculo “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano”

Sinopse: O novo espetáculo da Macarenando Dance Concept apresenta um conjunto de coreografias criadas a partir da pesquisa de gestos literais para 30 letras de músicas da obra de Caetano Veloso. A obra é derivada do jogo coreográfico Dance a Letra, que consiste em criar danças a partir da mímica de letras de músicas famosas. O procedimento é desenvolvido pela Macarenando desde 2013 no espetáculo “Abobrinhas Recheadas –O Jogo” –que explora a relação da dança com o humor e a comédia e é o primeiro Stand-Up Dance Comedy do RS. Em “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano”, o procedimento Dance a Letraganha novas camadas por meio do aprofundamento do estudo da literalidade gestual enquanto elemento de composição cênico-coreográfica e da articulação à poética musical de Caetano Veloso. O espetáculo estreou em novembro de 2017, no evento Gestos Contemporâneos 2ª Edição, em única apresentação.