Museu Antropológico do RS assinala seus 40 anos com exposição do acervo etnográfico e arqueológico

O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS), sediado no Memorial do RS, assinala quatro décadas de existência com a mostra Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (1978-2018): 40 anos pesquisando a diversidade étnica. O evento apresenta peças representativas do acervo etnográfico e arqueológico da instituição. De 04 de abril a 06 de maio, no segundo andar, na Sala do Tesouro. Entrada franca.

O público pode conferir materiais com as seguintes temáticas: etnologia indígena (kaingang e Guarani), indumentária litúrgica da igreja católica, religiosidade afro-brasileira, peças representativas das tradições arqueológicas do estado, além de maquetes de arquitetura colonial açoriana, alemã e italiana.  A exposição traz também um breve histórico das ações desenvolvidas ao longo da trajetória da instituição, entre 1978 e 2018, como trabalhos de campo em arqueologia, exposições, seminários, atividades de extensão e publicações diversas.

O evento pretende restabelecer parcerias com instituições de memória para fortalecer a integrar o MARS no circuito cultural do Centro Histórico de Porto Alegre. A realização é da equipe do Museu Antropológico, e conta com apoio do Memorial do RS, Arquivo Histórico do RS (AHRS) e da Associação dos Amigos do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (ASSOMARS).

 

Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (1978-2018): 40 anos pesquisando a diversidade étnica.

Memorial do Rio Grande do Sul (Sala do Tesouro), no segundo andar – Praça da Alfândega.

De 04 de abril a 06 de maio, de terça a sábado, das 10 h às 18 h; domingos e feriados, das 13 h às 17 h.

Entrada franca