Instituto Brasilidades é a atração do projeto Mistura Fina no Theatro São Pedro

A quarta atração do Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito é o Instituto Brasilidades. O grupo se apresenta no próximo dia 29 de março, quinta-feira, às18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A entrada é franca. A iniciativa tem financiamento do Governo do Estado do RS, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, via Lei de Incentivo/Pró-Cultura RS.

No palco do Foyer Nobre, o Brasilidades irá promover mais uma de suas tradicionais roda de samba, levando ao público obras e compositores como Paulinho da Viola, Cartola, Dona Ivone Lara, Candeia, Geraldo Pereira, Wilson Baptista, Noel Rosa, Velhas Guardas entre outros bambas. Preservando o conceito das clássicas rodas de samba e agregando as diferenças em seu entorno, a roda apresenta instrumentos pouco comuns nas rodas de samba atuais, como cuíca, reco-reco de madeira, pandeiro de couro e atabaque.

Criado em 2008, o Instituto Brasilidades é uma entidade sem fins lucrativos que possibilita o acesso da população a diferentes manifestações, com o objetivo de afirmar a Cultura Popular Brasileira no RS. Para o IB, a diversidade cultural brasileira é direito fundamental de todo o cidadão gaúcho para o fortalecimento da cidadania. Em 10 anos nas ruas de Porto Alegre, o Brasilidades reuniu milhares de pessoas de diferentes regiões, formando um público diversificado e comprovando a demanda por ações desta natureza. Com entrada gratuita e sempre em locais centrais da cidade, as atividades levam a população um conteúdo cultural pouco difundido nas mídias tradicionais, contribuindo para a afirmação do RS em um contexto nacional multicultural.

O projeto Mistura Fina define um novo momento na trajetória do Theatro São Pedro, que, agora, passa a propor projetos, ao mesmo tempo em que marca as comemorações dos seus 160 anos. Reunindo diversas linguagens, a proposta é uma agradável parada na hora do rush, para quem  trabalha ou está no Centro Histórico, esperando que o trânsito acalme. Mistura Fina irá trazer ao palco do Foyer Nobre grandes expressões da música e seus convidados para um  saborosohappy  hour, temperado com arte, entretenimento  e bom gosto. As apresentações ocorrem sempre às quintas feiras, às 18h30h, com entrada franca. A iniciativa tem financiamento do Pró-Cultura RS e o patrocínio da Sulgás.

No total de 40 shows, se apresentarão músicos locais e de demais cidades do interior do Estado. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui uma produção musical intensa e qualificada, marcada pela pluralidade, com músicos e compositores de altíssimo nível em todos os estilos musicais. Com curadoria afiada de Arthur de Faria e Bruno Melo, Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito traz ao palco do Foyer Nobre do Theatro São Pedro trabalhos bem elaborados, assegurando ao público a certeza de bons espetáculos.

 

SERVIÇO:

O Quê: Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito

Quem: Instituto Brasilidades

Quando: Dia 29 de março de 2018, quinta-feira, às 18h30min

Onde: Foyer Nobre do Theatro São Pedro | Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre/RS

Quanto: Entrada franca

Duração: 60 minutos

Recomendação etária: Livre

 

Por: Silvia Abreu