Sopapo Poético retorna nesta terça-feira (27) no Centro de Referência do Negro

Iniciando o ciclo de saraus do ano de 2018, o Sopapo Poético recebe a escritoraMaria José Moreira do Nascimento, apresentando o seu livro de poemas “A Nonagenária e o Psicólogo”, lançado no ano passado. O evento se realiza nestaterça-feira, dia 27 de março, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, na Avenida Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus, com entrada franca.

O sarau SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

NÃO DEIXE DE SONHAR – REALIZE

Dona Maria José Moreira do Nascimento nasceu no ano de 1921 na Colônia Africana em Porto Alegre/RS. Em sua trajetória de vida, superou com persistência todas as adversidades, nunca abandonando seus objetivos e sonhos. Hoje, prestes a completar 97 anos, sem falsa modéstia, afirma que cumpriu até aqui com êxito e ainda teve tempo para escrever algumas poesias, transformando de forma lúdica os percalços que a vida lhe aprontou. Incentivada pelos mais próximos e por aqueles que tiveram acesso a alguns rabiscos, guardados em forma de rascunhos desordenados, escritos em qualquer tipo de papel, aproveitando a inspiração e os momentos do cotidiano, no ano passado, editou o livro de poemas “A Nonagenária e o Psicólogo”. Um título não só criativo, mas que expressou a pura realidade, pois o livro nada mais é que a reunião de 50 poemas de sua autoria e 10 poemas de um jovem psicólogo – Felipe Rigon, o qual foi colocado na sua trajetória por indicação do seu geriatra.

No Sopapo Poético, Dona Maria José vai apresentar sua poesia e trazer relatos de sua rica e longeva existência, em mais um momento ímpar de troca de saberes e oralidade.

SOPAPINHO

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.

FEIRA AFRO

A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

CINE KAFUNÉ

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.

Serviço:

SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia

Edição de março de 2018

Convidada: Maria José Moreira do Nascimento

Quando: terça-feira, 27 de março, às 19h30min

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Av. Ipiranga, 311, Menino Deus – Porto Alegre/RS

ENTRADA FRANCA

 

Por: Silvia Abreu