Lollapalooza 2018: Red Hot Chili Peppers toca seu lado B e se consagra

Foto: Fabio Tito/G1

O Red Hot Chili Peppers voltou ao Brasil para a sua oitava passagem pelo país, nesta sexta-feira (23), com um show no palco Budweiser do Lollapalooza. Sempre com o funk e groove pesado, o grupo mostrou diversas músicas consideradas lado B de sua carreira e também clássicos consagrados.

Como de costume, primeiro surgiu Flea, Chad Smith e Josh Klinghoffer para uma jam session. Logo em seguida veio Anthony Kiedis para cantar “Can’t Stop“. Depois teve outra jam acompanhada de “Snow ((Hey Oh))“. A primeira parte de hits foi brindada com “Otherside“, tendo o refrão cantado por todo mundo.

O disco mais recente, ‘The Getaway’, lançado em 2016, também foi representado no setlist com “Dark Necessities“, “Goodbye Angels” “Sick Love“, que não vinha sendo tocada nos últimos shows.

Kiedis, como de costume, não é muito de falar, então sobrou para Flea o papel de mestre de cerimônias. O baixista chegou a trocar uma palavrinha em português com a plateia. Quem também deu as caras no microfone foi o guitarrista Klinghoffer, ele cantou e tocou “Menina Mulher da Pele Preta“, de Jorge Ben Jor, levando a plateia ao delírio.

Os lado B começaram com “Nevermind“, do primeiro disco da banda chamado ‘Freaky Styley’. Sendo tocada pela segunda vez depois de 20 anos. Em seguida veio duas do ‘One Hot Minute’ (1995), “Aeroplane” e “Pea“. O ‘Stadium Arcadium’ teve como representante “Hump de Bump” e já o ‘Im With You’ foi com “The Adventures of Rain Dance Maggie“, ambas contaram com participação do percussionista brasileiro Mauro Refosco, ex-integrante de apoio da banda.

Foto: Fabio Tito/G1

Outros clássicos que não podem ficar de fora do setlist também foram tocados, como “Blood Sugar Sex Magik“, “Higher Ground“, “Under The Bridge” e “By The Way” encerrando o primeiro set. Depois de tomar uma água, a banda voltou para um bis com “Give It Away” fechando a apresentação.

Foi um momento mágico e eletrizante, a vibe que a banda estava foi transmitida para a plateia e o ambiente ficou muito agradável. Com certeza este é o melhor show do RHCP em muitos anos. E serviu como encerramento da turnê mundial The Getaway, em entrevistas recentes Chad Smith deu a entender que eles deverão levar um tempo para voltar a estrada.