Espetáculo “90 Ceias” estreia dia 3 de abril da sala Álvaro Moreyra

Foto: Qex Bittencourt

Com 21 anos, a estudante Vitória Titton estreia como diretora na cena teatral porto-alegrense. Apesar da pouca idade, Vitória escolheu falar sobre a passagem do tempo. 90 Ceias, que estreia dia 3 de abril, é um espetáculo que coloca em cena três gerações de uma mesma família durante o ritual natalino, no qual a cabeceira da mesa é sempre ocupada pelas mulheres. As matriarcas criam e perpetuam tradições que se mantém ao longo do ciclo de vida e morte dessa família. 90 Ceias cumpre temporada toda as terças-feiras de abril, sempre às 20h pelo projeto Novas Caras.

A montagem tem no elenco Bruna Casali, Marina Fervenza, Eriam Schoenardie, Lauro Fagundes e Maurício Schneider. Os atores se desdobram em diversos personagens para dar vida a avós, mães, genros, netas e netos. Em meio a troca de presentes, fatos reais da história do Brasil são exibidos na televisão e costuram os fragmentos de tempo colocados em cena. A trilha sonora, composta somente por músicas nacionais, também ajuda a situar o expectador no contexto histórico brasileiro no decorrer de quase novedécadas.

O público também é participante ativo do espetáculo. Os espectadores se tornam os convidados dessa festa natalina e se sentam junto à mesa, no palco. Eles compartilham dos acontecimentos da ceia, comem, bebem, dançam e cantam durante esse ritual familiar. “Pesquisar a participação dos espectadores é um dos cernes do trabalho que apresentamos. 90 Ceias é um convite ao público a se sentir parte da cena e dessa família, num resgate às memórias dos seus próprios parentes e ceias de Natal”, defende a diretora.

90 Ceias é um misto de comédia, de teatro imersivo e de nostalgia. A montagem revelada, a proximidade física e a evocação de tempos passados aproxima o público da peça e faz repensar sobre aquilo que sobrevive, ou é esquecido, com o passar dos anos. A família ficcional reflete tantas famílias brasileiras reais que, todos os anos, se unem para festejar o Natal.

Foto: Qex Bittencourt

Serviço:

O que: espetáculo 90 ceias

Quando: 03,10,17,24 de abril, sempre às 20h

Onde: Sala Álvaro Moreyra

Quanto: R$ 30 e R$ 15 (estudantes, idosos e classe artística)

Ingressos antecipados: www.entreatosdivulga.com.br/90ceias

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 100 minutos

Sinopse:

90 ceias de Natal de uma mesma família serão atravessadas por essa obra cênica que representa em um mesmo espaço a trajetória de uma família entremeada a fatos do contexto brasileiro. Os espectadores dividem com os atores o palco que se faz casa de matriarcas, compartilhando de perto esse ritual que envolve a repetição de tradições, o absurdo do cotidiano, o peso das lembranças e muitas bolinhas de Natal. Dessa forma, com as estruturas teatrais à mostra, revela-se a mescla entre o aqui e o agora do acontecimento cênico e os outros tempos evocados pela memória.

Ficha Técnica

Direção: Vitória Titton

Elenco: Bruna Casali, Eriam Schoenardie, Lauro Fagundes, Marina Fervenza e Maurício Schneider.

Dramaturgia: O grupo, a partir do texto The Long Christmas Dinner de Thorton Wilder e das interferências dos colaboradores dos Laboratórios de Criação.

Dramaturgia final: Carina Corá

Colaboração artística: Ana Cecília Reckziegel e Marta Isaacsson

Iluminação: Virgínia Cigolini

Figurinos: Augusto Schnorr

Cenografia: Ricardo Zigomático

Trilha sonora pesquisada: o grupo

Edição de trilha sonora: Vinicius Zurawski

Operação de som: Vitória Titton