Muovere Cia de Dança é a primeira companhia gaúcha selecionada para o M.A.P.A.S

A Muovere Cia de Dança foi uma das 33 selecionadas para integrar a programação do M.A.P.A.S – Mercado de Las Artes Performativas Del Atlântico Sur, que ocorre em Tenerife, Ilhas Canárias, na Espanha, de 11 a 15 de julho. Esta é a primeira vez que grupos brasileiros participam do evento, que contará com companhias do México, Espanha, Marrocos, Portugal, África, Argentina, Canadá, Costa Rica, Uruguai, Chile, Colômbia, Tunísia e Nigéria. Além da Muovere, apenas outro grupo do Brasil integra a programação.

O M.A.P.A.S é o primeiro e mais importante mercado profissional que promove o encontro entre criadores de Artes Cênicas ao vivo – música, teatro, dança, circo e artes de rua – da América Latina, África e sul da Europa e os responsáveis pela programação de teatros, espaços culturais, festivais e outros eventos de todo o mundo. Trata-se de um encontro transcontinental relevante, cuja oferta é a de lançar, internacionalmente, os artistas e projetos selecionados.

Desvio, espetáculo da Muovere que estreou em 2012, foi o projeto da companhia selecionado entre mais de 1300 inscrições do mundo todo. A montagem integrará duas atividades do M.A.P.A.S: showcase, uma apresentação da performance para o público no local, e rodada de negócios, que promoverá encontros com cerca de 170 programadores de espaços culturais e curadores de mostras e festivais internacionais, onde o grupo poderá firmar participações em eventos e vendas de apresentações de seu repertório.

Desvio é um projeto de dança para a rua. Financiado pelo Fumproarte, teve sua montagem inspirada em três bairros de Porto Alegre com foco na pesquisa de movimentos corporais de pedestres, condutores de automotivos, comerciantes e moradores das comunidades, envolvendo os padrões da sinalização de trânsito como mote. Através do Prêmio Artes de Rua FUNARTE/ RJ; Projetos Poéticas da Cidade e Circuito SESC de Artes/SP, circulou pelas regiões sul e sudeste entre 2014 e 2017, com mais de 40 apresentações em 13 municípios. Jussara Miranda assina pela Direção Geral e coreográfica e Diego Mac a Direção Artística e atuação como mediador e interlocutor. O elenco de bailarinos é composto por Béthany Martínez, Eduardo Richa, Juliana Rutkowski e Thiago Rieth. Produção operacional de Ana Paula Reis. E a equipe de apoio conta com Sandro Ka, Guilherme Malgarizi, Ana Adams e Manoela Wunderlich.

Fundada em 1989, a Muovere Cia de Dança Contemporânea atua nas atividades de produção, fomento, formação e pesquisa em dança. Em seu repertório constam 20 produções de espetáculos, cinco performances de rua e cinco projetos de inclusão social. Atualmente desenvolve quatro projetos: dois para o público infantil (Tóin – dança para bebês e Tóin2: dança para segunda infância), Choking, espetáculo sobre dança e tecnologia, para o público adulto, e Desvio, projeto de performance de rua. Para saber mais, acesse: facebook.com/MuovereCiadeDancaContemporanea .

 

Por: Bruna Paulin