Grupo TIA apresenta o projeto “Ta na praça” no próximo domingo em Canoas

O Grupo TIA apresenta no próximo domingo o projeto “Tá na Praça”, que tem como objetivo fomentar atividades artísticas (teatro, música, dança, etc.) em praças e parques da cidade de Canoas (Praça da Juventude Nelson Mandela).  A atividade é de forma gratuita para a comunidade, trabalhando o conceito de arte pública com os coletivos/artistas parceiros. Nesta edição o Grupo TIA vai apresentar o seu espetáculo “Poesia em Movimento – Uma Experiência Cenopoética”.

Sinopse: Concebido para ser apresentado em locais de difícil acesso, da poeira ao barro, do metal ao concreto, por seus becos, ruelas e passagens, indo até as pessoas que não tem a oportunidade de assistir um espetáculo. O cenário marginalizado da vila ou caótico das cidades compõe a extensão da estética do espetáculo. Livremente adaptado dos poemas de Bertolt Brecht e Ray Lima. O espetáculo trilha a linha da “Cenopoesia”, espécie de linguagem híbrida que mistura teatro e poesia, surgida nos anos 80, nasce da necessidade que a própria arte contemporânea tem em dialogar e interagir com inteligência e respeito com o outro e com as mais diversas formas de linguagens.
Num primeiro momento, cinco atores e seu boneco gigante andam pela rua anunciando a sua chegada com um cortejo alegre e musical. Determinado momento, de acordo com a necessidade poética e energética do público e da localidade, o cortejo para e ali é apresentada uma cena que transita entre a realidade e o extraordinário, causando uma sensação de surpresa e quebra de rotina aos transeuntes do local, assim, mexendo com a estagnação imposta pelo nosso cotidiano muitas vezes repetitivo e maçante.

Elenco: Karen Gonçalves – Marcelo Militão – Mariana Abreu – Mário Ferrolho – Renan Leandro