Instituto Estadual de Artes Visuais inaugura exposição “O que pode um corpo”, na Casa de Cultura Mario Quintana

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) inaugura, dia 15 de março, às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana, a exposição “O que pode um corpo”, selecionada no 5º Prêmio IEAVi e financiada pelo Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo de Apoio à Cultura. O projeto conta com cinco jovens artistas com experiência no ensino de artes, que articulam seus trabalhos para perguntar, a partir da questão colocada pelo filósofo Baruch Spinoza, “o que pode um corpo?”.

Os trabalhos de Aline Daka, Diane Sbardelotto, Gustavo Souza, João Alberto Rodrigues e Rafael Souza compõem obras em um só corpo, em um único projeto expositivo, trazendo os processos em aberto de suas pesquisas gráficas e plásticas transversais às práticas institucionais que acompanham a formação artística dos cinco.  Com suas poéticas cruzadas em exposição, os artistas compõem as visualidades de um corpo-obra em permanente processo, composto de superfícies moldáveis, peles expostas, objetos, materiais cotidianos e figuras gráficas tensionadas em suas deformidades, contrastes e delimitações. Fotografias, desenhos, livros de artista, esculturas-cerâmicas e instalações manifestam esteticamente linguagens do corpo e dos códigos humanos, dos seus objetos de identificação e dos lugares por onde passa e habita.

Conforme a artista plástica Paola Zordan, todos, em suas diferentes poéticas, abordam o fantástico, o desmantelamento das identidades culturais e o exprimir infinito dos corpos, colocando em choque aquilo que submete os corpos à impossibilidade de se expressarem. “Um corpo pode apresentar uma diversidade de resultados, formas substanciais e consistências poéticas diversificadas em um só projeto. Permeado por atividades acadêmicas na universidade, trabalhos de conclusão de curso em Artes Visuais e mestrados em Educação, esse projeto de dez braços nos propulsiona a pensar o quanto um corpo pode”, explica.

A mostra conta ainda com uma série de encontros e seminários com pesquisadores convidados, que serão divulgados no período da exposição.

SERVIÇO
Abertura da Exposição “O que pode um corpo”
Quando: 15 de março | Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Galeria Augusto Meyer – 3° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)  Visitação: de 16 de março a 22 de abril

Horário de Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
Entrada gratuita