Espaço Multicultural Livros Sobre Trilhos recebe exposição do 6º Sesc mulher

Arte: Lilian Maus

É por meio das fissuras entre imagens e palavras que a artista visual Lilian Maus se propõe a dialogar com as obras de mulheres que foram ou ainda são frequentadoras da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Dorvalina Souza pinta, Natália Leite borda e Claudina Pereira escrevia. O resultado desse diálogo pode ser conferido na exposição coletiva Fissuras da paisagem: enredos de quatro mulheres, em cartaz no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos a partir de hoje, Dia Internacional da Mulher. A mostra permanece até 30 de abril na biblioteca da Trensurb, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô.

A exposição consiste em um diálogo visual entre quatro mulheres fortes, buscando promover a valorização da mulher nos seus modos de ver e habitar o mundo. Essa conversa envolve cores, formas, linhas e métodos de se criar mundos, além do encontro com o inesperado, o que escapa ao controle, como as marcas de mofo nos bordados de Natália Leite, as manchas de guache das pinturas de Dorvalina Souza e a prosa libertadora e perspicaz das agendas de Claudina Pereira. Lilian Maus mergulhou nesse mundo outro ao se deixar impregnar pelas obras dessas três artistas, tanto pelas cores que escolhe para suas pinturas, quanto pelos temas. O resultado é uma paisagem interior de escuta, que reage a paisagens interiores de limite desconhecido, de liberdade batalhada, conquistada e sempre em expansão. Afinal, não é à toa que Claudina se coloca no lugar de um pássaro: “Sou ave sem ninho com todos os seus sinônimos”.

Fissuras da paisagem tem curadoria de Daniela Kern e é parte do Sesc Mulher 2018, promovido pelo Sesc Centro, de Porto Alegre. Em sua sexta edição, o projeto busca explorar a diversidade do feminino com uma programação híbrida realizada por artistas mulheres de diversas vertentes. A exposição coletiva também estará no Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), disponível para visitação até 9 de abril, nos dias úteis, das 8h às 20h, e aos finais de semana, uma hora antes de cada apresentação de teatro. A abertura da mostra é na quinta-feira, às 18h, no Café Sesc Centro. As demais atividades da programação do 6º Sesc Mulher podem ser consultadas na página do Sesc-RS na internet.

Serviço

O que: exposição coletiva Fissuras da paisagem: enredos de quatro mulheres, de Lilian Maus, Natália Leite, Durvalina Celestino e Claudina Pereira (in memoriam), com curadoria de Daniela Kern.
Quando: de 8 de março a 30 de abril, nos dias úteis, das 10h às 19h.
Onde: Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 3,30 (tarifa unitária do metrô).