Projeto Desconcerto abre temporada com música de videogame

Foto: Sofia Cortese

Música de videogame no concerto? E pode? Pois é esse o objeto de estudo do pianista Jairo Batista no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E é esse o repertório que ele leva para a abertura da temporada 2018 do projeto Desconcerto, no dia 3 de março, sábado, às 18h30, dentro das comemorações de doze anos do bar Parangolé (Lima e Silva, 240).

Muito ligado aos jogos desde a infância, Jairo acompanha de perto o desenvolvimento da música para videogame. Em seu trabalho, hoje, o músico transforma os midis originais em linguagem pianística, fazendo uso de sua larga formação no piano clássico. “É uma música que coloca o intérprete como possível criador”, aponta o pianista, que defende sua dissertação de mestrado sobre o tema na terça-feira, dia 27, e já está aprovado para prosseguir esse estudo no doutorado, também na UFRGS.

No repertório da vigésima quinta edição do projeto Desconcerto, estão músicas de games como “Skyrim”, da série The Elder Scrolls; e “Castlevania”, em arranjos para piano escritos, executados e comentados por Jairo.

O projeto Desconcerto não cobra um valor fixo de couvert artístico, mas sugere uma contribuição espontânea.

Até o dia 4 de março, domingo, o projeto recebe, pelo email desconcertomusic@gmail.com, propostas de músicos que queiram participar de sua temporada 2018.

SOBRE JAIRO BATISTA (PIANISTA)

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, ele concluiu seu bacharelado em piano na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais. Já trabalhou com vários coros e orquestras, além de atuar como compositor de trilhas e música incidental com experiência em dança, teatro e cinema. Participou e conquistou vários prêmios em concursos de piano, dentre eles o primeiro lugar no Concurso Nacional de Piano Profª Edna Bassetti Habith em 2011 e no Concurso Nacional de Piano e Música de Câmara Eduardo Tagliatti em 2012.

SOBRE O PROJETO DESCONCERTO

O Desconcerto foi inspirado em projetos que têm levado essa tradição musical a bares e casas noturnas na Europa e nos Estados Unidos (como Classical Revolution e The Night Shift). Tomar um chope enquanto assiste ao recital? Pode. Aplaudir quando uma passagem causa entusiasmo ou entre os movimentos, e não só ao final da peça? Sinta-se à vontade.

O objetivo é justamente apresentar a música clássica em um formato diferente do convencional, transgredindo códigos que conferem um ar sisudo a essa tradição e a afastam do público, e estimulando novas formas de performance e escuta.

DESCONCERTO #25 apresenta música de videogame, com Jairo Batista (piano)

:: Dia 3 de março de 2018, sábado, às 18h30

:: Parangolé Bar (Lima e Silva, 240, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS)

:: R$ retribuição espontânea

 

Por: Ana Laura Freitas