Noite cubana ao lado do Orishas em Porto Alegre

Pensar em Cuba vai lhe trazer imagens de Fidel Castro, médicos e um país muito fechado, certo? Em partes, porque essa pequena ilha foi capaz de nos brindar com três homens sonhadores que foram capaz de criar um grupo de hip hop com mistura de música tradicional cubana, o Orishas.

Criado em 1999, por Ruzzo Medina, Yotuel Romero e Roldan Gonzalez, o Orishas conquistou os cubanos, principalmente o público jovem. Até mesmo Fidel Castro acabou se rendendo ao movimento, e pela primeira vez o governo cubano havia apoiado o hip hop.

De lá pra cá eles começaram a cravar a bandeira da pequena ilha em todos os países do Mundo. Especialmente na América Latina, França, Espanha e Portugal. Nos Estados Unidos conseguiram o sucesso total com o disco A Lo Cubano, lançado em 1999.

Depois de um hiato de seis anos, o Orishas retornou aos palcos mostrando o que há de melhor. Eles tocaram nesta quinta-feira (22), no Bar Opinião, em Porto Alegre. Um setlist com 19 músicas, a metade delas sucessos que rodaram o Mundo, como “Represent“, “Atrevido“, “A Lo Cubano“, “Mistica” e “537 Cuba“.

O grupo também apresentou alguns singles lançados neste retornou aos palcos. Entre eles os mais recentes: “Sastre de Tu Amor” e “Bembé“, ambos lançados em 2017.

Mesmo pela primeira vez na capital gaúcha, o grupo se sentiu em casa. Yotuel mandou um “¡Somos de la casa!” e conquistou a galera. Por falar em galera, o pessoal presente representou muito bem os porto alegrenses, cantou do início ao fim e lutou o Bar Opinião.

Um dos destaques da noite, foi o entrosamento entre os integrantes em cima do palco. Super na vibe do show, eles cantam dançam, interagem com o público e não deixa ninguém parado. Outro ponto importante é a voz de Román, incrível, mesmo depois de alguns o cara conseguiu manter a qualidade da mesma e deixa todo mundo encantado quando ele mete seus versos com ritmo latino.

Yoduel, sempre o mais falante, chamou os dois trompetistas e começou uma ‘disputa’ para ver quem conquistava o público com as notas de “Seven Nation Army“, do White Stripes. Depois Ruzzo voltou ao palco e começaram a cantar uma versão cubana do clássico.

O show se aproximou para o final da melhor forma possível, o grupo saiu para um bis e voltou com um dos novos singles “Cuba Isla Bella” e “Everyday“. Encerrou a apresentação, que teve um pouco mais de 1 hora e 30 minutos, com “Nací Orishas“, música que conquistou o Mundo com o clipe no canal MTV.

SETLIST

– Intro

– Represent

– Hay un Son

– Atrevido

– Bembé

– A Lo Cubano

– Mistica

– Sastre de Tu Amor

– 5 3 7 Cuba

– El Kilo

– Seven Nation Armys (The White Stripes cover)

– Manchete

– Que pasa?

– Cuba Isla Bella

– Everyday

– Nací Orishas