“Cia. Rústica” lançara três novos espetáculos e iniciará turnês em 2018

Foto: André Varella

Um dos mais atuantes e premiados grupos de teatro gaúchos, a Cia. Rústica terá agenda cheia em 2018. A programação começa em março com uma turnê do espetáculo de rua Cidade Proibida (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo 2014) em três cidades: Caxias do Sul, Pelotas e Florianópolis. O financiamento é do programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

De 27 a 29 de abril, o grupo vai ocupar o Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Haverá oficinas e apresentações de Cidade Proibida,  Fala do Silêncio (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo 2017) e O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só. No mesmo mês, Fala do Silêncio será exibido em várias cidades do interior do estado em um circuito de apresentações promovido pelo SESC.

Nos dias 17 e 18 de maio, a trupe estreia Tremor, primeira montagem brasileira para o texto da alemã Maria Milasavljevic. Com direção de Patrícia Fagundes, o elenco conta com Priscilla Colombi, Evandro Soldatelli, Lauro Fagundes e DJ Vigo. A produção integra o Projeto Transit, promovido pelo Instituto Goethe de Porto Alegre.

O grupo também vai lançar ainda outras duas produções – ainda sem datas de estreia definidas. Boca do Mundo será a nova peça do ator e diretor Carlos Mödinger e  promete abordar temas como identidade e migrações. Já Pecados Rasgados – só as drags perdoam irá repetir a parceria entre Patrícia Fagundes e Heinz Limaverde, como aconteceu em O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só.

 

Ensaio do Ator Heinz Limaverde para performance “Gordura-Trans”. Foto: Kiran Federico León

> TREMOR – Primeira montagem gaúcha para o texto da alemã Maria Milisavljevic. 

Telas grafitadas, música pop com referências à década de 1980 e paisagens caóticas de violência e miséria disfarçadas sob luzes de Neon. Esse será o universo de Tremor, que terá direção de Patrícia Fagundes. A primeira montagem gaúcha para a peça da dramaturga alemã Maria Milisavljevic vai estrear nos dias 17 e 18 de maio, no Teatro do Instituto Goethe. A segunda temporada será de 15 de junho a 1o. de julho no mesmo local.

A trupe foi vencedora do Projeto Transit, do Instituto Goethe de Porto Alegre. O curioso é que o edital prevê a montagem do mesmo texto por outro diretor, Lucca Simas. A ideia é mostrar as diferentes possibilidades de encenação da obra. A versão da Cia. Rústica vai celebrar a teatralidade e baseia-se no jogo entre artistas e espectadores. Uma atriz e dois atores vão conduzir a jornada, acompanhados por uma DJ em cena. A novidade é que a diretora fará participações no espetáculo – em áudios e também sobre o palco.

Os ensaios já começaram. Além de Patrícia Fagundes, o elenco contará com Priscilla Colombi, Evandro Soldatelli, Lauro Fagundes e DJ Vigo (Virgínia Gigolini). A equipe tem ainda Rodrigo Shalako (cenografia), Marco Rodrigues (coreografias e preparação corporal) e Ander Bellotto (assistência de direção). O jornalista Renato Mendonça, do site Agora – Crítica Teatral, vai acompanhar todo o processo de criação e atuará como crítico interno.

Tremor é um espelho dos dias de hoje. O mundo treme e as represas deixarão de aguentar em algum momento.

 

> PECADOS RASGADOS – SÓ AS DRAGS PERDOAM – Novo solo de Heinz Limaverde com direção de Patrícia Fagundes.

Heinz Limaverde e um músico conduzem a festa, transitando por diferentes personagens e estados, combinando a teatralidade ampliada da cena drag com a proximidade da cena biográfica já explorada em outros espetáculos do grupo. Unindo música ao vivo, teatro, humor, palavra, dança e transformismo, a montagem irá celebrar a vontade de vida, a alegria, o riso, a crítica e o amor como possibilidade de existência em tempos de ódio.

Heinz e Patrícia Fagundes irão repetir a combinação de sucesso que resultou no espetáculo O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só(Prêmio Açorianos de Melhor Direção e Figurino), em 2011. O espetáculo foi apresentado em vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Ceará.

A CIA. RÚSTICA:

Cia. Rústica busca uma linguagem contemporânea e popular baseada na cumplicidade entre atores e espectadores, que evoca o lúdico, o corpóreo, o humor e o risco na criação artística.

Criada em 2003, em Porto Alegre, a companhia articula um espaço de trabalho entre artistas plurais, desenvolvendo vários projetos, que reúnem montagem, investigação, ação pedagógica e social. Já levou aos palcos espetáculos de sucesso, apresentados em várias cidades brasileiras. O primeiro projeto da trupe foi a trilogia Em Busca de Shakespeare, composta pelas montagens A Megera Domada(2008), Sonho de uma Noite de Verão (2006) e Macbeth (2004).

O grupo encenou ainda Clube do Fracasso (2010), O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, (2011), Natalício Cavalo (2013) e Fala do Silêncio (2017). Além de espetáculos de sala, a Cia. Rústicadesenvolve um projeto continuado que investiga a cena na rua e a intervenção urbana, composto por Desvios em Trânsito (2010), Cidade Proibida (2013) e Feito Criança (2015).

 

Por: Léo Sant´Anna