Cine Iberê exibe filme de ficção científica que dialoga com a realidade brasileira

No próximo domingo, 04 de fevereiro, a partir das 16 horas, a Fundação Iberê Camargo realiza sessão comentada do filme Era uma Vez Brasília,  do cineasta Adirley Queirós – conhecido por seu premiado longa metragem Branco Sai, Preto Fica (2014). Esta será a primeira exibição do filme em Porto Alegre, antes de seu lançamento comercial em 2018. Os comentários ficam por conta da montadora e produtora Cristina Amaral, considerada uma das mais importantes profissionais de montagem do cinema brasileiro, e a mediação é da curadora do projeto, Marta Biavaschi. A entrada é franca e a exibição integra o Cine Iberê dentro do programa Eclipse – atividade cinematográfica com curadoria de Marta Biavaschi e paralela à exposição Sol Preto, em cartaz na Fundação.

Era uma vez Brasília mescla dois gêneros – ficção científica e documentário – numa trama que envolve uma tentativa de assassinato de JK no dia da inauguração da Capital Federal brasileira e as manifestações populares contra e favor ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Filmado, principalmente, em cenários noturnos, Era Uma Vez Brasília traz princípios de filme espacial, mas conta a realidade dos dias atuais: em 1959, o agente intergaláctico WA4 é preso por fazer um loteamento ilegal e é lançado no espaço. Recebe uma missão: vir para a Terra e matar o presidente da República, Juscelino Kubitschek, no dia da inauguração de Brasília. Sua nave perde-se no tempo e aterrissa em 2016 em Ceilândia, cidade satélite de Brasília, DF. Essa é a versão contada por Marquim do Tropa, ator e abduzido. Só Andréia, a rainha do pós-guerra, poderá ajudá-los a montar o exército para matar os monstros que habitam hoje o Congresso Nacional. Este é um documentário gravado no ano 0 P.G. (Pós Golpe), diz a sinopse do filme.

Ceilândia é o berço criativo do cineasta Adirley Queirós. Morador da cidade há 40 anos, é de lá que vem a inspiração para muitas de suas obras, como “Branco sai, preto fica” – longa-metragem vencedor de diversos festivais nacionais e internacionais em 2014 e 2015 – e “Rap, o canto da Ceilândia”, premiado como melhor curta do Festival de Brasília em 2005, pelos júris oficial e popular.

Adirley Queirós é graduado em Cinema na UnB (Universidade de Brasília) e vive na Ceilândia desde 1978. Ex-jogador de futebol, Adirley dirigiu e produziu curtas e longas-metragens e recebeu mais de 60 prêmios no Brasil e no exterior, incluindo os principais prêmios do Festival de Brasília (em 2005 com o curta “Rap o Canto da Ceilândia” e em 2014 com “Branco Sai, Preto Fica”).  Seu primeiro longa “A Cidade é uma Só?” (2013) recebeu o Prêmio de Melhor Filme pela Crítica na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Seu longa Branco Sai, Preto Fica (2015) foi premiado no Festival de Brasília e em festivais internacionais como Mar del Plata, Ficunam e Viennale, além de ser distribuído comercialmente pela Vitrine Filmes. Era uma vez Brasília (2017) é seu terceiro longa-metragem. Depois de ser exibido no Festival de Locarno (2017), o filme teve sua estreia nacional no Festival de Brasília (2017), quando recebeu os prêmios de melhor diretor e melhor fotografia.

Cristina Amaral é montadora e produtora. Graduada em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Parceira de vida e de trabalho de grandes nomes do cinema de invenção como Carlos Reichenbach e Andrea Tonacci (de quem foi companheira por anos), Cristina é considerada uma das mais importantes profissionais da montagem no cinema brasileiro nas últimas quatro décadas. Entre vários trabalhos, ela montou títulos como Alma Corsária (Carlos Reichenbach, 1993), Serras da Desordem (Andrea Tonacci, 2006), O Homem que não Dormia (Edgard Navarro, 2012) e Garotas do ABC (Carlos Reichenbach, 2004). Em 2017, Cristina foi uma das homenageadas no Cine OP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Exposições em cartaz

Sol Preto é uma exposição do artista carioca Daniel Frota e parte de sua pesquisa sobre uma expedição científica realizada em 1919, na cidade de Sobral, no sertão do Ceará, que teve o objetivo de observar e documentar um eclipse solar. As instalações, esculturas, gravuras e vídeopresentes na exposição investigam o impacto causado pela presença dos pesquisadores britânicos na população local, evocando o choque entre crenças religiosas e científicas, e mostrando as relações de poder estabelecidas pelo contraste entre o avanço do conhecimento científico e a precariedade socioeconômica da região.

A exposição Vivemos na melhor cidade da América do Sul, apresenta pinturas, esculturas, fotografias, instalações, vídeos e performances de 28 artistas brasileiros referenciais, como Alair Gomes, Beto Shwafaty, Carlos Vergara, Guga Ferraz, Hélio Oiticica, Iberê Camargo, Maria Sabato, Mario Testino e Rosângela Rennó, entre outros. A mostra, com curadoria de Bernardo José de Souza e Victor Gorgulho, a mostra parte da canção Baby, de Caetano Veloso, para investigar noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência, e analisa a paisagem estética e política do Rio de Janeiro para lançar uma mirada crítica sobre o Brasil.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de  ItaúGrupo GPSIBMOleoplanAgibankBTG PactualBanrisul e apoio SLC Agrícola DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. A exposição Vivemos Na Melhor Cidade da América do Sul tem o patrocínio de Farm Rio e Baldo S/A.

Serviço

Cine Iberê

Domingo, 04 de fevereiro, às 16h – Era uma Vez Brasília, de Adirley Queirós (1h40min, 2017, Brasil/Portugal)

Sessão única e comentada por Cristina Amaral. Mediação: Marta Biavaschi Entrada franca

Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000

Transporte: As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

Site: www.iberecamargo.org.br

Fanpage: www.facebook.com/fundacaoiberecamargo

Instagram: @ f_iberecamargo

Visita virtual Google Artes & Culture – https://goo.gl/wYr75v