Edição de fevereiro do Mês a Mês na História aborda tradições e marcos históricos

A primeira Constituição Republicana do Brasil, 24 de fevereiro de 1891 (AHRS – Fundo Legislação)

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul promove exposição de documentos originais do acervo relacionados a contextos e assuntos importantes da história gaúcha com o projeto Mês a Mês na História. A edição de fevereiro traz materiais diversificados, favorecendo o entendimento de que a história é constituída tanto por descontinuidades como por sequências. Entre os temas destacados, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a instituição do voto feminino e o nascimento da republica brasileira. A exposição inicia dia 06 (terça-feira) e segue até o dia 28, no primeiro andar do Memorial do RS. A entrada é franca.

O projeto busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias através da exposição de documentos com conteúdos de interesse da comunidade, revelando um conhecimento inestimável sobre a História do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por outro lado, o desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna esse acervo invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.

A pesquisa, com base no acervo do Arquivo Histórico, e os textos explicativos foram realizados pela historiógrafa do AHRS, Rejane Penna Martins, que conta com seguinte apresentação:

Fevereiro: tradições e marcos históricos

Escolhemos para este mês documentos diversificados de nosso acervo que nos auxiliam a compreender que a história é constituída tanto por rupturas como por continuidades. E assim percorremos desde o ano de 1737, com a fundação da fortaleza e do presídio que dariam origem à cidade de Rio Grande, a mais antiga do Estado, passando por uma tradição, que mesmo transformada, existe até hoje – a procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes. Aliás, sobre permanências, lembramos 1848, com o lançamento do Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels e que até hoje serve de inspiração a vários movimentos de contestação à ordem social. Um outro exemplo de luta é que fevereiro comemora a instituição do voto feminino no Brasil, consequência de muitos anos de reivindicações de mulheres e homens inconformados com a discriminação a um direito básico de cidadania. Mas, os marcos tradicionais também são lembrados, desde a aniquilação dos índios missioneiros e um de seus líderes, Sepé Tiarajú, às tratativas para a assinatura da paz entre Farroupilhas e Império, culminando no Tratado do Ponche Verde.  Por último, mas não menos marcante, nascia à república brasileira, promulgando-se a primeira constituição e elegendo o presidente da nação. (Rejane Penna Martins- Historiógrafa do AHRS)

Material iconográfico da eleição do Marechal Deodoro da Fonseca para Presidente do Brasil (AHRS – Fundo Iconografia)

Mês a Mês na História – Fevereiro

De 06 a 28 de fevereiro

De terça a sábado (10h às 18h), domingo e feriado (13h às 17h)

Memorial do Rio Grande do Sul -primeiro andar

Praça da Alfândega – Centro Histórico de Porto Alegre

 

Por: Mariângela Machado