Antes do Lembrar é um dos selecionados do International Film Festival Rotterdam

O curta-metragem Antes do Lembrar, escrito e dirigido por Luciana Mazeto e Vinicius Lopes, é um dos selecionados do IFFR – International Film Festival Rotterdam, que ocorre de 24 de janeiro a 04 de fevereiro.

O filme, que recebeu financiamento do Pró Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do FAC, resgata as primeiras evidências de humanidade no sul do Brasil, para encontrar lado a lado as partes invisíveis e visíveis de uma história.

Através do resgate de pinturas rupestres em sete sítios arqueológicos no Rio Grande do Sul (Ivorá, Quaraí, Mata, São Pedro do Sul, Nova Palma, Vera Cruz e Montenegro) e de depoimentos da cultura Guarani, o catolicismo e Umbanda, Antes do Lembrar apresenta o ato de contar e recontar histórias e como elas se transformam, mas também se mantém ao longo do tempo.

A dupla de realizadores integra a produtora Pátio Vazio, que possui diversos curtas em seu currículo e em 2017 rodou seu primeiro longa-metragem, Irmã, atualmente em pós-produção.  Antes do Lembrar integra a mostra Bright Future Short, que exibe obras com menos de 60 minutos de duração, apresentadas em diversos formatos, do 3D ao 35mm, uma celebração do filme e do vídeo em todas as suas formas. Este programa é dedicado a jovens talentos que estão em première mundial na programação do IFFR e que concorrem a um prêmio de 10 mil Euro.

Antes do Lembrar tem roteiro e direção de Luciana e Lopes, com entrevistas com Talcira Silva, Terezinha Siscato e Angela Maria Dorneles. A  produção executiva é de Leando Engelke, direção de fotografia de Livia Pasqual, narração de Maria Galant, montagem de Luciana Mazeto e desenho de som de Kevin Agnes.

 

Antes do Lembrar (2018, 21min)

Escrito e Dirigido por LUCINA MAZETO & VINÍCIUS LOPES

Entrevistas com TALCIRA SILVA, TEREZINHA SISCATO e ANGELA MARIA DORNELES

produção executiva LEANDRO ENGELKE

direção de fotografia LÍVIA PASQUAL

narração MARIA GALANT

assistente de direção EDUARDO PIOTROSKI

direção de produção PEDRO PAIM

montagem LUCIANA MAZETO

desenho de som KEVIN AGNES

assistente de laboratório BERNARDO ZANOTTA

colorista LIGIA TIEMI SUMI

assessoria de imprensa BRUNA PAULIN

design gráfico JAMES ZORTÉA

assistente de produção MARIANA FONTE

 

Sobre os diretores

Luciana Mazeto e Vinícius Lopes estudaram cinema na PUCRS em Porto Alegre, sul do Brasil. Eles dirigiram e escreveram vários curtas exibidos em festivais de cinema nacionais e internacionais. Eles são os sócios fundadores da produtora Pátio Vazio. Em 2016, eles produziram o festival de cinema Cine Esquema Novo em Porto Alegre, além de curar um programa paralelo de 16mm focado em dois grandes laboratórios de filmes de artistas na Europa. Em 2017, dirigiram seu primeiro longa-metragem, IRMÃ, atualmente em pós-produção. O seu trabalho mais recente, um curta-metragem intitulado ANTES DO LEMBRAR, será apresentado no International Film Festival Rotterdam em 2018.

 

Filmografia

DIGO QUE NOEL (curta – 2010), AGORA EU ERA (curta – 2011); BERENICE (curta – 2012); TRÊS RATOS (curta – 2013); DIMINUTIVOS (curta – 2014); ATRÁS DA SOMBRA (curta – 2015); ANTES DO LEMBRAR (curta – 2017); IRMÃ (longa – pós-produção).