Confira a programação do Porto Verão Alegre de 15 a 17 de janeiro

Foto: Jéssica Barbosa

Na próxima semana, entre 15 e 17 de janeiro, segunda a quarta, o Porto Verão Alegre 2018 continua com a seguinte programação: a última sessão de Causos do Guri no Teatro da AMRIGS e de Se Meu Ponto G Falasse no Centro Histórico Cultural Santa Casa, além da sessão especial de Os Mulheres Negras no Theatro São Pedro; Clássicos da Mímica no Teatro do SESC, Seu Bom Fim no Teatro de Arena, Paulinho Mixaria no Teatro da AMRIGS, Atordoado no Instituto Ling, Os Dois Gêmeos Venezianos no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, A Doce Bárbara no Renascença e Amor de 4 na Sala Álvaro Moreyra.

Desses espetáculos Os Dois Gêmeos Venezianos terá tradução para libras em todas as sessões e as sessões dos dias 17 e 18 terá audiodescrição. As sessões de Clássicos da Mímica também terão tradução para libras.

 Nesta semana, no dia 17 de janeiro, quarta, também acontece a segunda edição do CenaSig. O segundo debate será após a apresentação do espetáculo Os Dois Gêmeos Venezianos, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), que começam às 21h. Portanto, para participar do debate é necessário comprar o ingresso para assistir à peça. Os debatedores serão a psicanalista Luciana Lara e o escritor e compositor Cláudio Levitan.

O CenaSig é derivado do CineSig, que era oferecido gratuitamente durante as outras edições do festival, e consistia na exibição de filmes, seguida de debate, com a presença de psicanalistas, através da parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica de Porto Alegre. O formato da atividade foi renovado para esta edição do festival. Neste ano, em vez do debate acontecer após a exibição de um filme, vai acontecer após a encenação de peças de teatro.

A partir do dia 16, e até o dia 21, o Festival de Food Trucks estará em frente ao Centro de Municipal de Cultural. Os food trucks participantes são o Bistrô da Ana, de hambúrguer, o Talagaçõ Beertruck, de cerveja artesanal, e o Petit Café. O serviço dos trucks ficará disponível das 17h às 23h.

 

Causos do Guri

Datas: 7, 8, 14 e 15 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga, 5311

Sinopse:

Nos palcos, Jair Kobe apresenta um show com diversas novidades, novos causos, clipes ao vivo e as paródias de Guri Marley, Gurillage People e The Guritles, além da participação especial do gaúcho emo Licurgo, que agora toca bateria, anda de skate e dança chula!

Assistido por mais de 2 milhões de espectadores ao vivo, o gaúcho diverte o público com seus incríveis causos e seu talento como cantor eclético, interpretando versões do famoso Canto Alegretense em diversas melodias. Neste espetáculo de comédia com censura livre para todas as idades, o Guri de Uruguaiana dança e conta causos hilários, como o do tempo em que era viciado em erva mate. É a tradição gaúcha contada de uma forma divertida!


Ficha técnica: 

Texto e direção: Jair Kobe

Elenco: Guri de Uruguaiana: Jair Kobe e Licurgo “Gaúcho Emo”: Vitor Leal

Duração: 90 minutos
Classificação: 
Livre

 

Se Meu Ponto G Falasse

 Datas: 12,13, 14 e 15 de janeiro
Horário: 21h

Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Av. Independência,75

 Sinopse:

Uma das comédias de maior sucesso do teatro gaúcho completa 21 anos de estrada em 2018. Conta a trajetória de duas mulheres comuns que viveram as etapas obrigatórias da mulher do século XX. Sonharam com seus príncipes encantados, se decepcionaram com eles, viveram a dor da separação, a conquista da autoestima e do poder da sexualidade, conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, através da descoberta de seus talentos, e desvendaram um mundo novo e cheio de possibilidades. Bia e Ana representam a mulher que se autoretrata depois de todos os avanços da revolução feminista e traça, com muito humor, muita autocrítica e uma pitada de autoajuda, o perfil da nova mulher.

Ficha Técnica:

 Direção: Júlio Conte

Texto: Júlio Conte, Heloísa Migliavacca e Patsy Cecato

Elenco: Patsy Cecato e Heloísa Migliavacca

Sonoplastia: Ismael Goulart

Iluminação: Bruna Immich

Produção executiva, assessoria de imprensa e mídias sociais: Gustavo Saul

Coordenação de Produção: Patsy Cecato

Realização: Complexo Criativo Cômica Cultural

 Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos

 

Os Mulheres Negras

Data: 15 de janeiro
Horário: 21h
Local: Theatro São Pedro, Praça Mal.Deodoro SN- Centro Histórico

Sinopse:
Mauricio Pereira e André Abujamra voltam à estrada de uma vez com Os Mulheres Negras, aquela que, nos anos 80 do século XX, se intitulava “a terceira menor big band do mundo”. A banda, que com sua música, sua teatralidade e sua abordagem não convencional de instrumentos convencionais ou não, atraiu uma legião de fãs nos anos 80 e início dos 90, reaparece turbinada pelas experiências individuais da dupla. Os Mulheres tocam seus sucessos, como “Sub”, “Eu Vi”, “Martim”, “John”, algumas inéditas e prometem muito improviso com a plateia. Um show com pop, invenção e diversão em altas doses.

Ficha Técnica:

Voz, guitarra e efeitos: Andre Abujamra

Voz, sax e efeitos: Mauricio Pereira

Técnico de som: Alex Pina

Roadie: Igor Carozzi

Técnico de iluminação: Precisamos ter algum técnico do próprio teatro.

Duração: 75 minutos 
Classificação
: livre

 

Clássicos da Mímica

Datas: 16 e 17 de janeiro
Horário: 20h
Local: Teatro do SESC, Av. Alberto Bins, 665

Sinopse:

O espetáculo “Clássicos da Mímica” foi criado a partir da estrutura clássica dos espetáculos de cabaré, music-hall e circo. Não existe uma história alinhavando o espetáculo, são esquetes conduzidos pelo personagem Extrabão, uma mistura de anti-herói e palhaço mímico.

São esquetes inspirados em temas clássicos da pantomima, porém recodificados e revisitados a partir de uma mistura de linguagens, apresentadas por Extrabão, tais como: a dança, o jogo do palhaço, a mágica, a utilização dos objetos como parceiros cênicos, o uso das onomatopeias, ruídos e palavras cantadas que auxiliam no jogo cênico e corporal.

Ficha Técnica:

Direção: Gabriel Guimard
Assistente de direção: Nora Prado
Figurinos: Nora Prado
Em cena: Gabriel Guimard
Músicos: Gabriel Maciel e Vinicius Ferrão

Duração: 50 minutos
Classificação: 
livre

Este espetáculo terá tradução para libras em todas as sessões.

 

Seu Bomfim

Datas: 16 e 17 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro da Arena, Av. Borges de Medeiros 835

Sinopse:

Um contador de histórias chamado Seu Bomfim, um velho e errante homem do sertão, surge contando um episódio sobre um “homem do rio” que deixou sua família e sua vida para se colocar numa canoa, no meio do rio, de onde não sai mais. A partir dessa narrativa, Seu Bomfim narra acontecimentos do seu passado, onde rememora pessoas e locais, e expõe pensamentos sobre várias questões. Suas estórias, seu humor, questionamentos e ações levam o espectador a entrar no seu mundo subjetivo colocando em evidência seu drama humano pessoal que se encontra enraizado numa cultura sertaneja – nordestina – brasileira.

Ficha técnica: 

Atuação, criação, direção: Fábio Vidal

Direção: Meran Vargens

Produção: Território Sirius Teatro

Maquiagem: Marie Thauront

Cenário e figurino: Moacir Gramacho

Iluminação: Fernanda Paquelet

Foto: Marcio Lima

Espetáculo do Território Sirius Teatro

Duração: 60 minutos
Classificação: 
14 anos

 

Paulinho Mixaria

Datas: 16 e 17 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga,5311

Sinopse:

O ator Paulinho Mixaria apresenta um espetáculo de humor que pode ser assistido por toda a família. Neste ano de 2018 completa 25 anos de humor e a cada show vai modificando o repertório e isso faz com que o próprio ator se divirta tanto quanto a plateia.

Ficha Técnica:
Texto, direção e produção: Paulinho Mixaria

Duração: 90 minutos
Classificação: 
livre

 

Atordoado

Datas: 16 e 17 de janeiro

Horário: 20h
Local: Instituto Ling, Rua João Caetano, 440
Sinopse:

Guilherme Duarte é um jovem ator prestes a viver um momento decisivo em sua carreira. Momentos antes de entrar em cena, ele faz uma incrível autoanálise, despertando um looping de emoções variadas. Em busca de si mesmo, ele nos conta sobre suas aventuras, dramas, inseguranças e sucessos (quase sucessos). Troca confidências com um amigo muito peculiar e relembra fatos marcantes e vivências particulares. Tudo isso com seu jeitinho atordoado de ser, nos mostrando como o tragicômico pode ser divertidamente mais cômico do que trágico.

Ficha Técnica:

Texto e interpretação: Juliano Passini
Direção: Daiane Oliveira e Márcia Metz
Produção: Juliano Passini
Operação som/luz: Norton Goettems

Figurino: Daniel Lion
Cenário: Lucas Krug
Arte gráfica: Rafaela Sanarele

Duração: 
60 minutos
Classificação: 
12 anos

Os Dois Gêmeos Venezianos

Datas: 16,17 e 18 de janeiro
Horário: 21h
Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Av. Independência,75

Sinopse:

Uma aventura que mescla humor, ação e romance numa divertida comédia que narra as confusões vividas por dois gêmeos idênticos, na melhor tradição da Comédia Dell’arte.

Ficha Técnica:

Autor: Carlo Goldoni
Elenco: Henrique Gonçalves ( Arlequim), Guilherme Ferrêra (Doutor, Florindo), Juliana Barros (Colombina, Beatriz), Marlise Damin (Rosaura), Luciano Pieper (Os gêmeos Fabrício e Tonino), Lutti Pereira (Pancrácio) e Suzi Martinez (Capitão)
Cena sonora e música original: Álvaro Rosacosta
Preparação musical e trilha pesquisada: Simone Rasslan
Cenografia: Marco Fronckowiak
Luz: Anilton Souza e Maurício Moura
Máscaras: concepção e confecção: Israel Rosa
Figurinos: Suzi Martinez
Design gráfico: GiannaSoccol
Preparação commediadell’arte: Fábio Cuelli
Coreografias: SayonaraSosa
Concepção visual: MainQuest
Direção: Suzi Martinez

Duração: 70 minutos
Classificação: 
a partir de 7 anos

Este espetáculo terá tradução para libras em todas as sessões.
As sessões dos dias 17 e 18 terá audiodescrição.


A Doce Bárbara – Maria Bethânia em Cantoria

Datas: 16, 17 e 18 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro Renascença, Av. Érico Veríssimo, 30

Sinopse:
Comédia musical que narra a vida de uma cantora da MPB. Inspirado na diva Maria Bethânia o texto mistura ficção e realidade com música. Criado há mais de 30 anos pelo seu intérprete, o ator e cantor Antonio Carlos Falcão, este é um espetáculo que já faz parte do calendário cultural da capital gaúcha. Acompanhado por músicos excelentes, além de Bethânia, Falcão imita Chico Buarque e brinca com um histriônico Ney Matogrosso.

Ficha Técnica:

Maria Bethânia: Antonio Carlos Falcão

Cordas: Alexandre Missel e Gugga Rays

Percuteria: Bruno Coelho e Greg Patrocínio

Luz: Marga Ferreira

Figurino: Ro Cortinhas

Duração: 60 min 
Classificação: 
Livre

Amor de 4

Datas: 16,17,18, 19, 20 e 21 de janeiro
Horário: 21h
Local: Sala Álvaro Moreyra, Av.Érico Veríssimo, 307

Sinopse:

Com base nos “Fragmentos do Discurso Amoroso” de Roland Barthes, o espetáculo se debruça sobre os signos do amor: o encontro, a paixão, o ciúme, a briga, o fim, o luto etc. Estes “signos” amorosos são apresentados através de cenas clássicas de Shakespeare, Alexandre Dumas Filho, Garcia Lorca, Eurípedes, Nelson Rodrigues, Vianinha, entre outros. O diretor constrói uma narrativa ágil em um cenário minimalista com o auxílio de imagens especialmente criadas pelo videomaker Daniel Jainechine. A trilha e a iluminação são operadas pelos dois atores, em alguns momentos, com Nicolas Vargas ao piano, os atores interpretam canções como “Creep” do Radiohead, “Back To Black” de Amy Winehouse entre outras.

Ficha Técnica:

Elenco: Ana Mainieri e Nicolas Vargas
Iluminação: Ricardo Vivian
Trilha Sonora: Zé Adão Barbosa
Sonoplastia: Rubia Esmeris
Cenário: Jony Pereira
Vídeos:  Daniel Jainechine
Figurinos: Zeca Woolf
Divulgação: Assessoria de Flor em Flor
Roteiro: Zé Adão Barbosa
Direção: Zé Adão Barbosa e Carlota Albuquerque

Duração: 75 minutos
Classificação: 16 anos

 

SERVIÇO:

 Teatros:

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), o Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112), o Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), o Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835), Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311), o Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), o Teatro Renascença e a Sala Álvaro Moreira (Av. Érico Veríssimo, 307), o Theatro São Pedro (Praça Mal.Deodoro SN- Centro Histórico) e o Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665).

“Todos os espaços contam com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.”

Neste ano, haverá algumas atividades gratuitas na Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior,375) e na Associação do Centro Cultural Cia de Artes (Rua dos Andradas, 1780).

Valores dos Ingressos:

No Teatro: R$40 inteira

R$32 Clube ZH e Banricompras

R$20 idoso e estudante

R$20 Teatro infantil

Antecipado: R$30 inteira

R$24 Clube ZH e Banricompras

R$20 idoso e estudante

R$20 Teatro infantil

Formas de pagamento e descontos:

Na aquisição de ingressos, antecipado ou na hora, será aceito dinheiro ou débito e crédito das bandeiras aceitas pela Vero, como Banricompras, Mastercard, Visa e Verdecard.

Portadores do Clube do Assinante ZH e do Banricompras terão desconto válido para titular e um acompanhante (dois ingressos por peça), mediante apresentação do cartão ou de comprovante pelo titular.

Estudantes e demais contemplados com descontos de 50% pela Leia Federal da Meia Entrada devem apresentar comprovante determinado pela própria lei, que entrou em vigor em 01/12/2015, decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015 (que pode ser acessado aqui), que regulamenta a nova lei da meia-entrada (Lei n° 12.933/2013) e o Estatuto da Juventude (Lei n° 12.852/2013).

O Porto Verão Alegre respeita todos os descontos aplicados por essa lei.

A apresentação do comprovante é obrigatória e deve ser feita no momento da compra nos pontos de venda. Quando a compra do ingresso acontecer pela internet, o comprovante deve ser entregue na bilheteria dos teatros no momento da troca do voucher pelo ingresso.

Política de troca de ingressos:

Os ingressos poderão ser trocados, sendo comprados pela internet ou nos pontos de venda, em até sete dias após a data da compra, 24 horas antes do início do espetáculo, não havendo exceções. Informações completas sobre como proceder estão no site www.portoveraoalegre.com.br.


Pontos de Venda:

A compra antecipada dos ingressos pode ser feita nos dois já tradicionais pontos:

– no 3o andar do Praia de Belas Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos das 13h às 19h.

– no Casarão Verde – loja 133 – do DC Shopping – de segunda a sexta, das 10h às 19h.

A novidade, neste ano, é que os ingressos antecipados para todos os espetáculos (exceto os que estão em cartaz no Theatro São Pedro e no Bourbon Country) também poderão ser comprados nas bilheterias dos seguintes teatros – Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Instituto Goethe, Teatro de Arena, Teatro da AMRIGS, Teatro Renascença, Teatro do SESC e Sala Álvaro Moreira -, nos dias em que os espetáculos do Porto Verão Alegre tiverem sessões, duas horas antes delas começarem. 

Os ingressos que sobrarem também poderão ser adquiridos nas bilheterias dos respectivos teatros duas horas antes do horário de início das sessões.

Vendas online:

As vendas acontecem pelo site www.portoveralegre.com.br (com cobrança de taxa de 20% sobre o valor do ingresso). As vendas dos ingressos pelo site encerram-se duas horas antes do início da sessão do espetáculo comprado. Para compras via internet serão aplicados os mesmos descontos para compras em pontos físicos, incluindo os da Lei Federal da Meia Entrada e o Banricompras, com exceção do Clube do Assinante.  As formas de pagamento para compra via internet são aceitas todas as modalidades de pagamento aceita pelo Pagseguro, detalhadas no site de vendas.

Exceção:

Os espetáculos apresentados no Theatro São Pedro terão os ingressos vendidos somente no local tanto de forma antecipada (com valor de antecipado até duas horas antes do espetáculo) como na horaEles não estarão à venda nos demais pontos de venda. Os preços e descontos praticados serão os mesmos dos demais espetáculos. Os horários de venda antecipada no Theatro São Pedro são: nos dias de semana, das 13h até as 18h30, ou até o horário de início do espetáculo. Sábados e domingos das 15h até o horário de início do espetáculo. Também é possível comprar esses ingressos pela Internet pelo site https://vendas.teatrosaopedro.com.br/ (forma de pagamento no crédito com Visa e Mastercard). As formas de pagamento na bilheteria do teatro são em dinheiro, Visa (débito), Mastercard (débito) e Banricompras (débito).

Os descontos praticados pelo Porto Verão Alegre – beneficiários da Lei Federal da Meia Entrada, clientes Banricompras e Clube do Assinante – serão práticos para os espetáculos do Theatro São Pedro também.

O espetáculo apresentado no Teatro do Bourbon CountryAlcemar a Mascada Perdida, somente será vendido na bilheteria do local na Av. Túlio de Rose, 80. Os horários para compra antecipada são de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h. Na hora, é possível comprar ingressos com preço de antecipado até duas horas antes do espetáculo e se sobrarem ingressos da venda antecipada. As formas de pagamento na bilheteria do Teatro do Bourbon Country são diversas. No site é possível verificar todas. A compra pela internet de Alcemar e a Mascada Perdida pode ser feita pelo site https://www.teatrodobourboncountry.com.br/ .

Os descontos praticados pelo Porto Verão Alegre – beneficiários da Lei Federal da Meia Entrada, clientes Banricompras e Clube do Assinante – serão práticos para o espetáculo em cartaz no Teatro do Bourbon Country.

 O 19º Porto Verão Alegre é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banrisul Cartões e Zaffari, e tem patrocínio de Corsan, DLL e Panfácil, além do apoio de AEL Sistemas, BRDE, Comerlato Imobiliária, DC Shopping, Doctor Clin, Iesa, Grupo RBS, NET, Santa Clara e Ultragaz.   

 

Por: Grazieli Binkowski