Espetáculo O Anexo Secreto estará em cartaz no Porto Verão Alegre 2018

O espetáculo é baseado na obra O Diário de Anne Frank,escrito pela jovem judia,na tentativa de criar um território seguro dentro de um mundo em guerra. A peça trabalha com a dualidade entre o real e o alegórico – encontrando a poética em uma História na qual marcava tragicamente indivíduos com estrelas amarelas no peito. O mundo acorda em guerra e Anne desperta ânsias adolescentes; em meio ao pesadelo surge o amor,a sexualidade e a incompreensão de um universo em que a liberdade se torna o sonho mais precioso.

A peça é conduzida através da memória de Anne ao escrever em seu diário,criando uma encenação que mistura diferentes linguagens. Com objetos cênicos, é instaurada a mudança de atos e logo de ambiente (sua vida antes da Guerra e a estadia no Anexo). Quando estabelecido o Anexo,cria-se uma atmosfera claustrofóbica. Os atores interpretam dois personagens, diferenciados fisicamente e vocalmente. Através de partituras físicas-simbólicas constrói-se as cenas alegóricas. Figurinos e trilha têm a década de 40 como referência. A iluminação é inspirada no expressionismo Alemão. A partir de um cânone mundial, a peça atinge sensivelmente e reflexivamente jovens e adultos através de temas cada vez mais atemporais.

Oriundo do Departamento de Arte Dramática (DAD), teve uma ótima aceitação de público e crítica em 2016, após uma temporada com sessões lotadas na Sala Álvaro Moreyra nas terças-feiras de junho, no Projeto Novas Caras e uma temporada na Sala Qorpo Santo em setembro. Além disso, a peça é apresentada rotineiramente em escolas, já que a história de Anne Frank fomenta a reflexão dos jovens acerca do holocausto além de ser um ótimo material didático.

Em 2017, apresentamos pelas unidades sesc o espetáculo em quinze municípios do Rio Grande do Sul, com no mínimo duas apresentações em cada cidade. Sesc Carazinho foi um grande apoiador que nos levou em cidades próximas a região noroeste do Estado. Dentre Feiras de Livro, Caxias em Cena e escolas totalizamos em torno de 10.000,00 espectadores. Após temporada de lotação máxima no Porto Verão Alegre 2017, estamos voltando na edição de 2018 do Festival, com sessões dias 05, 06 e 07/01 as 21 horas na Sala Álvaro Moreyra.