Luis Fernando Verissimo vai receber o Troféu Escritor do Ano da ARL

A Academia Rio-Grandense de Letras presta uma homenagem a Luis Fernando Verissimo, que vai receber o Troféu Escritor do Ano depois de escolhido em votação pelos acadêmicos. Verissimo vai receber o prêmio dia 12 de dezembro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), Auditório Barbosa Lessa, às 19 horas, na noite de premiação dos finalistas do primeiro concurso literário lançado este ano pela Academia.

Os indicados para o Troféu Alceu Wamosy, na categoria Poesia, são os escritores Demétrio de Azeredo Soster, com o livro Quase coisa (Editora Catarse), Germana Zanettini, com Eletrocardiodrama (Editora Laranja Original), e Maria do Carmo Campos, com Cenas mínimas (Editora Libretos).

Para a categoria Dissertação Acadêmica, foram selecionados Daniele Marcon, da Universidade de Caxias do Sul, com a tese Afinal de contas, o que é um gaúcho? Erico Verissimo e as identidades regionais do Rio Grande do Sul , e Fabrício Antônio Antunes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, comFarrapos de estórias: romance e historiografia da Farroupilha (1841-1999).

Os troféus, fundidos em bronze, foram confeccionados pelo artista Lucas Strey.

A ARL foi fundada em 1901 e é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil. Atualmente, tem 40 membros, eleitos por critérios de mérito literário e relevância na cena literária gaúcha. Sua sede preserva uma pinacoteca com obras doadas e uma biblioteca com livros de escritores do Estado, além de documentos de memória da instituição.

 

Data: 12 de dezembro
Horário: 19h às 22h
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Auditório Barbosa Lessa – 4º andar (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico)

 

Por: Lúcia Bandeira Karam