AGES anuncia vencedores do Prêmio Parceiros da Escrita 2017

A Associação Gaúcha de Escritores (AGES) anunciou, neste final de semana, os vencedores do Prêmio AGES – Parceiros da Escrita 2017. Os nomes dos projetos e pessoas mais votados pelos associados da AGES foram revelados durante jantar realizado no restaurante do Hotel Ibis Styles, em Porto Alegre. Em cada uma das seis modalidades, foram premiados: Passaporte da Leitura (Ação); Biblioteca Fábrica do Saber (Biliboteca); Editora Libretos (Edição); Márcia Ivana de Lima e Silva (Educação); André Neves (Ilustração); e Caderno de Sábado, do Correio do Povo (Imprensa).

Na oportunidade, a diretoria da AGES também entregou o troféu Personalidade do Ano à jornalista e produtora cultural Sônia Zanchetta, da Câmara Rio-Grandense do Livro, e homenageou a escritora Valesca de Assis, patrona da 63a Feira do Livro de Porto Alegre e associada da AGES.

Conferido a cada dois anos, o Prêmio tem como objetivo reconhecer a contribuição que pessoas, projetos e instituições concedem à produção intelectual e literária de escritores gaúchos, incentivando a leitura e a produção escrita e colaborando para a divulgação das obras de autores rio-grandenses.

Em cada uma das seis categorias da premiação foram escolhidos, no dia 6 de novembro, os três finalistas que receberam maior número de indicações na consulta realizada entre os associados da AGES. Na segunda fase da seleção, os associados elegeram os vencedores.

Vencedores e finalistas

Abaixo seguem os vencedores e demais finalistas em cada uma das seis categorias do Prêmio AGES Parceiros da Escrita 2017:

– Ação: uma instituição ou um projeto de leitura: Passaporte da Leitura

Também foram finalistas o Projeto Voelendo Contadores e Mediadores de Histórias e o Projeto LeiturAção;

– Biblioteca/Livraria: um(a) bibliotecário(a) ou uma biblioteca; um(a) livreiro(a) ou uma livraria: Biblioteca Fábrica do Saber

Também foram finalistas a Biblioteca Comunitária do Arvoredo e a Livraria Baleia;

– Edição: um(a) editor(a) (pessoa) ou uma editora (empresa): Editora Libretos

Também foram finalistas a Editora Dublinense e a Editora Metamorfose;

– Educação: um(a) professor(a) ou uma escola: Márcia Ivana de Lima e Silva

Também foram finalistas as professoras Tânia Márcia Tomaszewski e Rosane​ ​Rösing;

– Ilustração: um(a) ilustrador(a): André Neves

Também foram finalistas as ilustradoras Monika Papescu e Marília Pirillo;

– Imprensa: um veículo ou um programa de mídia: Caderno de Sábado, do Correio do Povo

Também foram finalistas o jornal eletrônico Nonada e a Coluna Livros, de Jaime Cimenti, no Jornal do Comércio.​

Prêmio

Instituído pela AGES em 2012, o Prêmio Parceiros da Escrita já premiou as seguintes pessoas, instituições e projetos: ONG Cirandar (Ação, 2012), Biblioteca Infantil Lucília Minsen (Biblioteca, 2012), Elaine Maritza da Silveira (Edição, 2012), Colégio Estadual Leopoldo Tietbohl (Educação, 2012), Laura Castilhos (Ilustração, 2012), Autores & Livros – TV Assembleia (Mídia, 2012), Luiz Antonio de Assis Brasil (Personalidade, 2012), Projeto Tecendo História, Traçando Ideias (Ação, 2014), Palavraria Livros (Livraria, 2014), Editora Besouro Box (Edição, 2014), Emef Monte Cristo (Educação, 2014), Martina Schreiner (Ilustração, 2014), Mundo da Leitura – Universidade de Passo Fundo (Mídia, 2014) e Fernanda Melchionna (Personalidade, 2014).