Dança moderna de Martha Graham tem novas apresentações no Memorial do RS

Foto: Claudio Etges

A performance da dança moderna de Martha Graham está programada para os dias 09, 10, 16 e 17 de dezembro, a partir das 15h30, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, com entrada franca. As apresentações de Marilice Bastos buscam estabelecer um diálogo da dança criada no início do século XX com a contemporaneidade, além de propiciar um debate sobre sua experiência com essa técnica.

Conforme Marilice, o método de Graham está quase extinto no Brasil e é de extrema importância para a história da dança no estado. Foi trazido a Porto Alegre pela falecida bailarina e coreógrafa Cecy Frank, e ensinada à Marilice por Nair Moura (aluna de Cecy). Há dois anos ministra aulas com o método em Porto Alegre, além de estudos na UFRGS sobre o tema, publicado em 2016 no livro Escritos da dança I – Olhares da dança em Porto Alegre.

O evento contextualiza a técnica de Graham na linguagem contemporânea e na transdisciplinaridade das artes, “conferindo a uma apropriação pela cultura brasileira, recriada nessas apresentações, com suas particularidades e autenticidade devidas”, complementa Marilice.

A direção coreográfica é de Victória Milanez, com coreografia de Marilice Bastos; parte da trilha sonora é composta originalmente por Paulo Dionísio.

SERVIÇO

Dança Moderna de Martha Graham por Marilice Bastos, seguido de um bate-papo sobre suas experiências e a história da técnica no RS.
Das 15h30 às 17 horas
Memorial do Rio Grande do Sul – Praça da Alfândega

Centro Histórico de Porto Alegre

Classificação: Livre

 

Por: Mariângela Machado