Ultima edição do Sopapo Poético homenageia compositora Loma Pereira

Foto: Mario Tressoldi

Fechando o ciclo de saraus de 2017, o Sopapo Poético tem a grande honra de receber na edição de novembro a cantora e compositora Loma Pereira, expoente da música feita no Rio Grande do Sul. O evento acontece no dia 28 de novembro, terça-feira, no CRN Nilo Feijó, na Av. Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus, com entrada franca.

O sarau SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

LOMA PEREIRA

Loma é cantora e compositora. Começou sua carreira artística com o Grupo Pentagrama em 1973 e, a partir da 4ª Califórnia de Uruguaiana/RS, iniciou sua participação em festivais nativistas, obtendo o reconhecimento do público em todo o estado. Em 1989, em premiação proposta pelo IGTF, foi eleita “A Melhor Cantora de Década”. Entre trabalhos solo e em grupo gravou os seguintes álbuns: “Pentagrama em Pauta” (1973);  “Loma” (1985); “Um Mate por Ti” (1992); “Além Fronteiras” (1999), uma parceria com Robson Barenho e autores gaúchos, com o qual receberam o Prêmio Açorianos de Música nas categorias melhor CD e melhor intérprete de MPB; “Ziguezagueando” (2005), no qual está presente o ritmo Maçambique, originário da África e cultuado pelo Grupo Maçambiqueiros da rainha Ginga e rei Congo de Osório, estabelecendo a partir daí estreita relação com suas raízes regionais. De 2002 a 2012, foi intérprete do grupo Cantadores do Litoral. Ao longo de sua exitosa trajetória, Loma participou de inúmeros registros em discos de festivais e em trabalhos de artistas da MPB e da música gaúcha, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Elza Soares, Netos Fagundes, Jerônimo Jardim, Kako Xavier, entre tantos outros.

SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Pedimos aos pais/responsáveis que colaborem com o lanche coletivo das crianças.

FEIRA AFRO

A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

CINE KAFUNÉ

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.

SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia

Edição de novembro de 2017

Convidada: Loma

Quando: terça-feira, 28 de novembro, às 19h30min

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Av. Ipiranga, 311, Menino Deus – Porto Alegre/RS

ENTRADA FRANCA

 

Por: Silvia Abreu