Green Day faz show explosivo e com muita disposição em Porto Alegre

A banda californiana de punk rock Green Day encerrou na noite desta terça-feira (7), em Porto Alegre, sua terceira turnê no país depois de 7 anos desde a segunda. Foi um grande espetáculo, não só em tempo de duração, mas em disposição e energia dos músicos em cima do palco. Um dos maiores nomes do gênero no mundo, o trio liderado pelo cantor e guitarrista Billie Joe Armstrong fez uma apresentação de quase três horas, para um público de 15 mil pessoas no Anfiteatro Beira Rio, em que repassou os principais sucessos de sua carreira, com faixas do mais recente disco Revolution Radio (2016) e aos já clássicos Dookie (1994), Nimrod (1997) e American Idiot (2004).

Sem grandes variações em relação aos repertórios dos shows em Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, o show manteve o espírito festeiro, ou de  celebração como Billie havia comentado,  das outras apresentações desta turnê. Após as apresentações da banda gaúcha Vera Loca e dos californianos da The Interrupters, a espera pela atração principal acabou quando começou a tocar a famosa introdução com “Bohemian Rhapsody”, do Queen, seguido de um coelho rosa ‘bêbado’ agitando a galera ao som de “Blitzkrieg Bop”.

Após um intro de Also Sprach Zarathustra, o trio subiu ao palco com “Know Your Enemy”, para delírio do público. Depois vieram duas do disco Revolution Radio, que da nome a turnê, “Bang Bang” e “Revolution Radio”. Logo na primeira música, Billie Joe chamou um fã para cantar o refrão da música. Depois vieram faixas como “Holiday”, “Letterbomb”, “Boulevard of Broken Dreams”, “Longview” e “Youngblood”. O tom de plateia cantando todas acabou com uma sequência de músicas do lado B da banda, entre elas estavam “2000 Light Years Away”, “Armatage Shanks”, “J.A.R. (Jason Andrew Relva)” e “Scattered”. A celebração continuou com “When I Come Around”, “St. Jimmy”, “She” e “Basket Case”, essas levaram a galera à loucura.

Ainda teve alguns trechos de covers incidentais, como “Shout” (Isley Brothers), “Always Look on the Bright Side of Life” (Monty Python), “(I Can’t Get No) Satisfaction” (The Rolling Stones” e “Hey Jude” (The Beatles). O saxofonista ainda tocou um cover de “Garota de Ipanema”, intercalando com “King for a Day”. “Still Breathing” e “Forever Now”, ambas do Revolution Radio, encerraram a primeira parte da apresentação.

Na volta, a banda tocou dois clássicos “American Idiot” e “Jesus of Suburbia”. Billie Joe, sozinho no palco, tocou “21 Guns” e “Good Riddance (Time of Your Life)” para encerrar a apresentação com chave de ouro.

Foram mais de duas horas e meia de muito punk rock, a banda não parou um minuto. Billie Joe Armstrong demonstrou ser um baita frontman, conseguiu cativar o público do início ao fim, chamou três fãs no palco, um deles chegou a ganhar um selinho e uma guitarra do músico. Com certeza o show do Green Day entrará para a lista de melhores shows que Porto Alegre já presenciou e me atrevo a dizer que ao lado de Paul McCartney e The Who, foi o melhor na capital este ano. Energia, disposição e muito punk rock: vida longa ao GREEN DAY!

Fotos: Tony Capellão/No Palco