Cabruxa, a Bruxa Inventada tem lançamento na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre neste domingo

Cabruxa, a Bruxa Inventada dá nome ao projeto de incentivo à produção textual infantil, desenvolvido pela professora gaúcha, Luciane Abreu, que visa ao incentivo à leitura e ao estímulo de práticas criativas em sala de aula. O projeto inclui a edição de livro ilustrado, com versão bilíngue, incluindo DVD com narração em Português/Espanhol, audiodescrição e versão em Libras. A autora estará autografando o livro neste domingo, dia 5 de novembro, às 15h30min, na Praça de Autógrafos. Um pouco antes, das 15h às 15h20min, haverá contação da história pela autora, com a participação de Ângela Russo, que fará a versão em Língua Brasileira de Sinais. Confira preço no Serviço.

Sobre o livro

O livro Cabruxa, a Bruxa Inventada, criado a partir das ilustrações e produções textuais da Turma 12, do 1º Ano do Ensino Fundamental I (2008/2009), do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado, é resultado de uma proposta pedagógica que virou objeto de pesquisa de Mestrado apresentada pela autora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, em agosto de 2010. Destinada ao público infantil, a publicação recebeu tratamento gráfico e ilustrações adicionais do artista plástico Alessandro Cenci.

 Cabruxa, a Bruxa Inventada foi financiada pelo Governo Federal/Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e tem o patrocínio das seguintes empresas: Charrua, Fruki, Bremil e Lojas Benoit. O livro foi lançado em novembro de  2016 e incluiu a realização de palestras e workshops para professores e hora do conto para crianças no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, abrangendo, ainda, a Região de Fronteira entre Brasil e Uruguai.

Parte da tiragem do livro foi distribuída, gratuitamente, para escolas da rede pública de ensino e entidades culturais do RS e da região de fronteira entre Brasil e Uruguai. Mais informações no blog http://cabruxa.tumblr.com e na página no facebook (@cabruxa).

A iniciativa cultural, além de contribuir para práticas pedagógicas criativas no ambiente escolar, vem minimizar a carência existente, na sociedade, de literatura para a infância agregada aos dispositivos de acessibilidade, no intuito de contribuir para a construção de uma cultura da inclusão. – Esta obra corporifica minha pesquisa e minhas crenças sobre a prática educacional. Cabruxa, a Bruxa Inventada é um trabalho que busca expandir a experiência educacional como um bem coletivo, visando à formação de cidadãos íntegros e éticos num processo de construção cultural, conclui a autora.

Sobre a autora

Luciane Abreu é pedagoga, especialista em Educação Infantil, Mestra em Educação pela UFRGS. Em 1995 iniciou seu trabalho em Educação Infantil no Colégio Madre Bárbara, em Lajeado-RS. Também atuou na coordenação pedagógica em escolas infantis daquele município. Realiza palestras, oficinas e presta assessoria para cursos de formação de professores na Região do Vale do Taquari, por meio da Univates. Em 2006, foi agraciada com o VII Prêmio Nacional- Arte na Escola Cidadã Educação Infantil, do Instituto Arte na Escola Cidadã, pelo projeto de produção do audiovisual “Invasão dos Ratos”. “Cabruxa, a Bruxa Inventada” é o seu primeiro projeto voltado à formação de novos leitores.

FICHA TÉCNICA

O LIVRO:

Coordenação do Projeto e Produção Executiva: Silvia Abreu

Coordenação Editorial: Luciane Abreu

Projeto Gráfico e Direção de Arte: Alessandro Cenci

Tradutora de Português/Espanhol: Laura Imbriaco

Revisão: Judite Ingrid Schmatz

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu

 

VERSÕES EM ÁUDIO:

Narração em português: Letícia Schwartz e Luciane Abreu

Narração em espanhol: Elinka Matusiak

Audiodescritor-roteirista: Letícia Schwartz

Audiodescritor-narrador: Gabriel Bohrer Schmitt

Audiodescritores-consultores: Marilena Assis, André Campelo e Luis D. Medeiros

Gravado no Estúdio Yoho Musik Arsenal

Produção: Mil Palavras Acessibilidade Cultural

VERSÃO EM LIBRAS:

Tradução: Ângela Russo

Fotografia e câmera: Josias Salvaterra – Mano

Edição: Marcio Papel

Realização: Silvia Abreu Produções Artísticas e Culturais Ltda.

Financiamento: Ministério da Cultura/Governo Federal, Lei Rouanet

Patrocínio: Charrua, Bremil, Fruki e Lojas Benoit.

Apoio Cultural: Unisc – Grupo Estudos Poéticos: Educação, Linguagens e Infâncias; Programa de Pós Graduação em Educação da UNISC |  Curso de Letras da Unisc | Curso de Pedagogia da Unisc |   Univates | SESC | Mirabolando Espaço de Arte | Prefeitura Municipal de Lajeado

 

SERVIÇO:

Sessão de Autógrafos de “Cabruxa, a Bruxa Inventada”, de Luciane Abreu, na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

Projeto gráfico e ilustrações de Alessandro Cenci

Dia 05 de novembro, 15h30minn na Praça de Autógrafos. Contação de histórias, com versão em Libras, às 15h, no Espaço do Conhecimento Petrobras

Preço Promocional: R$ 36,00, à venda na Banca da AGEI (em frente ao Bistrô do Margs) ou na Barraca de Autógrafos na Praça Central, no dia do evento.

 

Por: Silvia Abreu