Fantomaticos se apresenta no Espaço Cultural 512 nesta sexta, 27 de outubro

Foto: Fabio Alt

Nesta sexta-feira, 27 de outubro, os Fantomaticos se apresentam no Espaço Cultural 512, onde dividem a noite com a banda Nacional Riviera.  Após o lançamento de seu terceiro disco em novembro de 2016, onde realizou uma série de shows, com destaque para a estreia no Teatro Bruno Kiefer em Porto Alegre e a participação no festival Morrostock, a banda divulgou em agosto o segundo clipe do disco, Ela me Pegou (https://goo.gl/tyBrTS).. Fantomaticos III traz 12 faixas inéditas, com músicas mais diretas, voltadas sobretudo à execução ao vivo. Segundo Augusto Stern, guitarrista, esta proposta mais descontraída e crua se deve à chegada de Rodrigo Trujillo (teclado) e Pedro Petracco (bateria), à banda.

Outro fator que o grupo destaca como uma mudança, é o tempo de produção do novo material, de apenas 10 meses. “Enquanto no primeiro disco levamos três anos e no segundo um ano e meio, desta vez fomos todos músicos e produtores e a espontaneidade que nos pautou se reflete no resultado”, conta Fernando Efron, guitarrista. “Quase todas as músicas foram testadas ao vivo antes de entrarem no disco, o que também nos ajudou a ter um retorno mais rápido do que poderia melhor funcionar”, conta.

Dos ritmos brasileiros, experimental, folk, jazz, rock e futebol nasceu a Nacional Riviera, com sua música recheada de poesia cotidiana, guitarras e vozes cantantes. O sexteto gaúcho formado em 2013 pelos amigos Gustavo Foppa (voz, violão, guitarra), Caio Mello (voz, bandolim, guitarra), André Mendonça (baixo), Leonardo Bittencourt (voz, Piano), André Garbini (voz, Bateria), Bernard Simon (voz, Guitarra), agrega em suas experiências shows ao lado de artistas nacionais e internacionais, como MãeAna (RJ). Pedro Pastoriz (SP), Murilo Sá (SP) e Mac Demarco (Canadá).

Os shows iniciam às 22h e a casa abre às 19h, com ingressos a R$ 15,00. O Espaço Cultural 512 fica na Rua João Alfredo, 512.

Sobre os Fantomaticos

André Krause – baixo e vocais

Augusto Stern – guitarra e vocais

Fernando Efron – guitarra e vocais

Pedro Petracco – bateria e vocais

Rodrigo Trujillo – teclado e vocais

Fantomaticos é uma banda de Porto Alegre que lança seu terceiro disco em 2016. Surgida no ano de 1999, ainda de forma experimental, logo se voltou à busca de uma expressão artística própria e ganhou notoriedade na cena alternativa de rock autoral dos anos 2000. O grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e em 2015 fizeram seus primeiros shows internacionais, no Uruguai. O primeiro disco, ‘No Bosque’ (2008), revela uma grande carga de experimentalismo e originalidade nas composições e arranjos das canções. Seu lançamento teve repercussão nacional na mídia especializada e levou o clipe da canção ‘Gin’ à programação da MTV.

O segundo disco, ‘Dispersão’ (2013), revela o amadurecimento artístico-musical na construção de um projeto conceitual que busca criar atmosferas e paisagens sonoras mais introspectivas e consistentes. Sobre o trabalho, o músico Frank Jorge, ícone do rock nacional, disse: “(…) é bom escutar uma voz que busca na música uma forma de expressão tendo a noção do quanto é nobre esta possibilidade. (…) A identidade/sonoridade da banda já conta com impressões digitais próprias. A banda tem o SEU som!”

Deste álbum foram lançados quatro clipes que integram a programação de canais como MTV, Multishow e Bis, Box Brasil, com destaque para a música ‘Ao Longe’. Suas canções passaram pela programação da Itapema FM, Unisinos FM, Novos Horizontes, Mínima FM, entre outras e esse repertório foi apresentado ao vivo na rádio Ipanema FM. A canção ‘Recorriendo’, foi remixada pelo artista inglês Midi Error e lançada na rádio BBC Shropshire (Inglaterra).  O disco foi destaque na mídia especializada nacional e internacional, como os sites Unsigned & Independent (Irlanda) e Social Radio (EUA). Entre o final de 2014 e o final de 2015 lançaram três EPs, já pelo selo gaúcho Ué Discos, que representa a banda. São eles: ‘Veja Bem a Sua Volta’, que ganhou bastante espaço nas rádios, ‘Keep Calm’, que tem um belo vídeo e ‘Vale’, que mostra um lado bem acústico e marca a entrada do baterista Pedro Petracco na banda.

O terceiro álbum, intitulado apenas como ‘Fantomaticos’, propõe músicas mais diretas e minimalistas, voltadas sobretudo para a execução ao vivo. São 12 músicas inéditas produzidas e gravadas pela banda no seu estúdio, o Bunker Studio. Para saber mais sobre a banda, acesse: fantomaticos.com

 

Por: Bruna Paulin