Festival da Canção Francesa comemora a 10ª edição em Porto Alegre

Na sexta-feira, 27 de outubro, às 20h, ocorre o 10º Festival da Canção Francesa. O evento acontecerá no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. A entrada é franca, por ordem de chegada, com doação de um livro em bom estado de conservação. As portas serão abertas às 19h.

Durante o espetáculo, dez candidatos gaúchos interpretarão grandes sucessos da canção francesa e concorrerão a uma viagem a Paris, além de duas vagas na final nacional, que acontecerá em novembro, também em Porto Alegre. Os selecionados para essa 10ª edição são Ágata da Cunha, Angela Angel, Bruna Paulin, Bruno Cardoso, Cris Corrêa, Débora Neto, Etiana Wiedemann, Jean Melgar, Kézia Borges e Melina Vaz.

“O Festival da Canção Francesa já é um evento muito aguardado pelo público e que sempre permitiu revelar novos talentos”, destaca o diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, Patrice Pauc. “Esse evento representa um compilado de todas as missões das Alianças Francesas, que envolve a promoção da língua francesa e a difusão cultural, em um espírito de intercâmbio entre a França e o Brasil”, ressalta.

O repertório dos candidatos para a décima edição compõe uma seleção bastante eclética, que vai do clássico ao contemporâneo, passando pelo rock e pop no melhor estilo francês, com canções interpretadas por artistas como Édith Piaf, Ben l’Oncle Soul, o grupo Noir Désir e Zaz, entre outros. “Mais uma vez, o Festival reúne grandes cantores, amadores e profissionais que, ao longo do processo, criam uma grande amizade e fazem do Festival muito mais do que um concurso: o transformam em um espetáculo da música francesa”, afirma o diretor artístico do evento, Otávio Moura.

A banda que vai preparar os candidatos nos ensaios e acompanhá-los no dia da final é composta por Otávio Moura (bateria), Bruno Vargas (baixo), Claudinho Fuhrmann (guitarra), Jackson Spindler (piano) e Marcelo Tavares (guitarra). O evento também terá apresentação do vencedor do Festival 2016, Ricardo Seffner. O artista gaúcho venceu a nona edição interpretando a canção Je me voyais déjà, de Charles Aznavour. No repertório do show do intervalo, clássicos e sucessos da chanson française.


Vencedores do Festival

O Festival da Canção Francesa começou em Porto Alegre em 2008 e, devido ao grande sucesso, tomou dimensões nacionais. Os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2012), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015) e Ricardo Seffner (2016). Hevelyn Costa, segundo lugar na final regional em 2012, foi a vencedora na etapa nacional do Festival.

Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Francesa é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro, o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, coprodução da Difusão Cultural – UFRGS, e apoio da Biarritz Turismo, Estúdio Musitek, Chandon Brasil e Alban Rossollin Café e Boulangerie.

10º Festival da Canção Francesa
Sexta, 27 de outubro de 2017, às 20h.
Salão de Atos da UFRGS: Av. Paulo Gama, 110 – Bom Fim, Porto Alegre
Entrada franca, por ordem de chegada, com doação de um livro em bom estado de conservação.

 

Por: Julia Assef

Foto: Fabio Alt