Valesca de Assis é a patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

“Viva a sororidade! A nova Patrona da Feira do Livro é a escritora Valesca de Assis”, foi assim que a Patrona da Feira de 2016, Cíntia Moscovich passou o patronato para a professora e escritora Valesca de Assis nesta manhã chuvosa de 11 de outubro. “É uma grande honra, vou tentar representar da melhor forma possível, pensar e refletir porque somos a resistência”. É a primeira vez que uma Patrona sucede outra na Feira do Livro de Porto Alegre.

Nesta manhã chuvosa de outubro, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, deu as boas vindas ao público e aos apoiadores da 63ª Feira do Livro. Fazendo uma analogia com o tempo complicado e com o ano complicado para a Cultura, Cena disse que mesmo na crise se conseguiu fazer a Feira do melhor modo possível. “Estamos cercados de gente que acredita em literatura, no livro, e essa é a melhor de sair do estado de crise que estamos passando. Foi um ano que revolucionou meus sentimentos no otimismo e que nós não estamos sozinhos”, diz.

A coordenadora da programação para o público adulto, Jussara Rodrigues, também agradeceu a todos os apoiadores que fazem a Feira e chamou para o palco os Patronos de Feiras anteriores para dar uma pequena dica para o próximo. Em seguida, Cíntia fez a revelação esperada.

Sobre Valesca de Assis

A escritora Valesca de Assis nasceu em Santa Cruz do Sul/RS, em 1945. Cursou a Faculdade de Filosofia da UFRGS. É professora de História especializada em Ciências da Educação e ministrante de oficinas de escrita criativa. Estreou como escritora em 1990, com a publicação de “A Valsa da Medusa”. “Harmonia das Esferas” foi vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes e Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores, em 2000; indicado para o Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Romance, em 2001. Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, categoria Crônica, em 2003, por “Todos os Meses”. Foi também finalista do Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, em 2009, categoria Infanto-juvenil, por “Vão Pensar que Estamos Fugindo”. “Um Dia de Gato” recebeu o Prêmio AGEs Livro do ano em 2011/ Literatura Infantil e, em 2017, o romance “A ponta do Silêncio” fez jus ao Prêmio AGEs Livro do ano, categoria Narrativa Longa e foi indicado como leitura obrigatória para o Vestibular/2018 da Unisc (UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL).

Patronos prestigiam cerimônia de anúncio da sucessora

 Patronos de feiras anteriores estiveram presentes na cerimônia que anunciou Valesca de Assis como a Patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (11). Participaram do evento Cíntia Moscovich (patrona em 2016), Dilan Camargo (2015), Airton Ortiz (2014) e Luiz Antonio de Assis Brasil (1997). Durante o evento, como é tradição, os escritores deram conselhos à Patrona desta edição. Cíntia Moscovich lembrou que os Patronos costumam caminhar bastante pela praça. A escritora também destacou a importância da presença cada vez maior de mulheres no mercado editorial. “É simbolicamente muito interesse uma mulher suceder a outra, significa que também estamos produzindo”. O Patrono Airton Ortiz brincou: “não desista!”, enquanto Assis Brasil e Dilan Camargo destacaram a importância de participar dos lançamentos dos colegas durante a feira. O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena, observou a importância do Patrono para a cidade. “Quem abraça o patrono está abraçando todos os escritores, essa é a nossa maneira de homenagear todos eles”, diz.

 Confira a lista de todos os Patronos e Patronas das feiras anteriores:

1965: Alcides Maya

1966: João Simões Lopes Neto

1967: Alceu Wamosy

1968: Caldas Júnior

1969: Eduardo Guimaraens

1970: Augusto Meyer

1971: Manuelito de Ornelas

1972: Luís Vaz de Camões

1973: Darcy Azambuja

1974: Leopoldo Bernardo Boeck

1975: Athos Damasceno Ferreira

1976: Erico Verissimo

1977: Henrique Bertaso

1978: Walter Spalding

1979: Auguste Saint-Hilaire

1980: Moysés Vellinho

1981: Adão Juvenal de Souza

1982: Reynaldo Moura e Monteiro Lobato

1983: José Bertaso

1984: Maurício Rosenblatt

1985: Mário Quintana

1986: Cyro Martins

1987: Moacyr Scliar

1988: Alberto André

1989: Maria Dinorah

1990: Guilhermino César

1991: Luis Fernando Verissimo

1992: Paulo Fontoura Gastal

1993: Carlos Reverbel

1994: Nelson Boeck, Edgardo Xavier, Mário de Almeida Lima e Sétimo Luizelli

1995: Caio Fernando Abreu

1996: Lya Luft

1997: Luiz Antonio de Assis Brasil

1998: Patrícia Bins

1999: Décio Freitas

2000: Barbosa Lessa

2001: Armindo Trevisan

2002: Ruy Carlos Ostermann

2003: Walter Galvani

2004: Donaldo Schüler

2005: Frei Rovílio Costa

2006: Alcy Cheuiche

2007: Antônio Hohlfeldt

2008: Charles Kiefer

2009: Carlos Urbim

2010: Paixão Côrtes

2011: Jane Tutikian

2012: Luiz Coronel

2013: Luís Augusto Fischer

2014: Airton Ortiz

2015: Dilan Camargo

2016: Cíntia Moscovich

A indicação de um patrono ocorre desde a 11ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 1965. O patrono inaugural foi Alcides Maya, jornalista e escritor gaúcho falecido em 1944. Por um tempo, a distinção foi concedida a autores falecidos como uma homenagem a sua obra e memória. Em 1989, já homenageando autores vivos, a 35ª Feira do Livro de Porto Alegre conheceu sua primeira patrona: Maria Dinorah. A partir de 1997, instituiu-se um sistema de eleição que conduziu ao posto Luiz Antonio de Assis Brasil, marido de Valesca de Assis, na 43ª Feira do Livro.

A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre é uma realização da Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Patrocinadores máster: Braskem, BNDES, Cia. Zaffari. Banco Oficial da Feira: Banrisul. Seja Vero. Patrocínio Especial Encontros com o Livro: Santander Cultural. Patrocínio Especial Tenda de Pasárgada: SulGás. Patrocinador Especial da Praça de Alimentação: Dado Bier. Apoio: Prefeitura de Porto Alegre. Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades.

Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

A 63ª edição ocorre de 1º a 19 de novembro de 2017 e, entre os destaques da programação, estão Conceição Evaristo, Otavio Jr., Daniel Munduruku, Sergio Vaz, Ondjaki, Ricardo Araújo Pereira, Rosana Rios e Manuel Filho, entre dezenas de outros convidados, além de uma delegação de doze autores dos países nórdicos, região homenageada pelo evento. Todas as atividades têm entrada gratuita.

 Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

 

Por: Rafael Gloria e Thais Seganfredo