“IN/compatível” é a próxima atração da 3ª Mostra Teatro Glênio Peres em Porto Alegre

IN/compatível? teve estréia no ano de 2005 e teve uma remontagem/recriação no ano de 2016. A Eduardo Severino Companhia de Dança tem uma produção ativa de forma ininterrupta há 17 anos. Resolvemos remontar este trabalho que é um dos mais emblemáticos de nossa trajetória, além do núcleo artístico principal da Cia. Luciano Tavares e Eduardo Severino fazem parte deste espetáculo os criadores/intérpretes Andrew Tassinari e Viviane Gawazee.

E agora em 2017 será apresentado nos dias 20 e 21 de outubro na III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres no horário das 20h com entrada franca, com convites sendo entregues a partir do dia 17 de outubro no Memorial da Câmara Municpal de Porto alegre ou trinta minutos antes do espetáculo.

O trabalho retrata de maneira bem humorada e com muita ironia a robotização da união entre quatro personagens através de uma linguagem contemporânea, com quatro personagens que se entrelaçam em seus sentimentos. Em cena, os quatro intérpretes negociam seus sentimentos atrás de uma escrivaninha que também é cama, que também é chão, os seres negociadores do amor trajam um figurino pop que sugere um mundo mecanicista com relações vazias e distantes, onde os corpos ficam evidenciados no intuito de questionar o culto ao corpo existente em nossa sociedade, o mecanicismo de nossas relações e a robotização de nossos comportamentos cotidianos na contemporaneidade.

A abundância de imagens e sensações sugeridas pelo cotidiano e a aridez e artificialidade nas relações humanas foi o ponto de partida para a pesquisa coreográfica e para a remontagem/recriação desta obra.

Trajetória
O espetáculo atual em sua recriação e remontagem estreou em maio de 2016, na Sala 209/Usina das Artes. O espetáculo na sua versão original teve estréia em 4 de junho de 2005, cumprindo temporada nos meses de junho, julho e outubro na sala 504 do eixo experimental na Usina do Gasômetro/Usina das Artes.
Um estudo e fragmento da obra tiveram pré-estréia na Mostra Dies de Dansa em Barcelona/Espanha em agosto/2004 e no encerramento do Arte no Solar da Assembléia Legislativa do Estado em Porto Alegre e novembro/2004.

O Espetáculo também foi mostrado: Abril/Dia Internacional da Dança-Salão de Atos da UFRGS/Porto Alegre/2005; Agosto/Conesul Dança 2005 – Teatro São Pedro/Porto Alegre; Agosto/Temporada no Teatro Sete de Abril/Pelotas/2005; Janeiro/Mostra Verão-Teatro Renascença/Porto Alegre/2006; Janeiro/Melhores do ano- Prêmio Açorianos 2005- Teatro Renascença/Porto Alegre/2006 e El Cruce Festival de Artes Cênicas em Rosário/ Argentina/2006 e participação no FIDET/Escena doméstica/Santiago/Chile/2011 e um fragmento desta nova recriação com os quatro criadores/intérpretes participou do Festival Dançapontocom/2015 e com esta remontagem participou da Mostra Gestos Contemporâneos no Theatro São Pedro em 2016.

A obra teve seis indicações ao Prêmio Açorianos de Dança da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre/2005, sendo indicado para: Melhor espetáculo, coreografia, produção, bailarino, figurino e trilha musical pesquisada, recebendo o Prêmio por melhor coreografia, bailarino e trilha musical pesquisada.

Ficha técnica
Concepção Coreográfica: Eduardo Severino e Luciano Tavares | Criadores/Intérpretes: Andrew Tassinari, Viviane Gawazee, Luciano Tavares e Eduardo Severino | Idéia de elementos cênicos: Luciano Tavares e Eduardo Severino | Consultoria de Figurino: Luciane Castro | Figurino: elenco | Consultoria Estética Óptica: Luís Henrique | Trilha Sonora pesquisada por Luciano Tavares: Evelyn Glennie, Operation Phoenix, John Hanks/Indigo , Candeia | Operação de som: Driko Oliveira | Desenho de Luz: Luka Ibarra | Projeto Gráfico: Adriana Sanmartin | Fotografia: Claudio Etges, Natalia Utz | WebDesign: Luciano Tavares | Mixagem/imagens spot/Vt: Jorge Foques| Mixagem trilha: Driko Oliveira/Jorge Foques | Registro audiovisual: João Gabriel de Queiros | Produção: Bendita Cultura | Divulgação: Eduardo Severino Cia de Dança.

SERVIÇO

3ª MOSTRA DE ARTES CÊNICAS E MÚSICA DO TEATRO GLÊNIO PERES apresenta:

IN/COMPATÍVEL?
Da Eduardo Severino Cia. de Dança
Dias 20 e 21 de outubro de 2017
Sexta feira e sábado, às 20 horas.
Teatro Glênio Peres – Avenida Loureiro da Silva, 255 – 2º andar da Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS
Capacidade: 80 lugares (+ 10 cadeiras extras)
Classificação: 12 anos
Realização: Câmara Municipal de Porto Alegre
Informações: (51) 3220-4318
Evento: IN/compatível? | 3ª Mostra Teatro Glênio Peres [Grátis]

ENTRADA FRANCA: com distribuição de convites a partir do dia 17 de outubro no Memorial da Câmara Municipal ou trinta minutos antes do espetáculo. Os ingressos devem ser retirados no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo), das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Fonte: Eduardo Severino
Foto: Claudio Etges