Porto Alegre em Cena leva espetáculos gratuitos à diversas escolas e praças no projeto “Inclusão em Cena”

Na busca por uma cidade mais inclusiva, onde o teatro seja o estímulo da imaginação, o Inclusão em Cena, um dos projetos culturais desenvolvido pelo Porto Alegre em Cena, tem como objetivo inserir crianças e adolescentes às diferentes formas de expressão artística. Também em comemoração à semana da criança, o projeto lança sua programação no dia 2 de outubro, às 15h, no Teatro do Sesi, com a apresentação do grupo paulista Tiquequê, sucesso entre o público infantil e adulto. A programação acontece de 7 a 16 de outubro, em diversas escolas e praças de Porto Alegre, com entrada franca. Confira todas as atrações abaixo.

Em atuação conjunta com as Secretarias de Educação e de Cultura de Porto Alegre, o Inclusão em Cena teve sua primeira edição no ano passado, reunindo uma média de 20 mil espectadores. Neste segundo ano, o projeto levará 16 apresentações às mais diversas regiões da cidade – tudo de forma gratuita – abrangendo alunos do Ensino Infantil até o Ensino Médio, bem como seus familiares e a comunidade em geral. Além de esquetes teatrais que serão apresentadas a crianças hospitalizadas em quatro instituições de saúde da capital.

O Inclusão em Cena é apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Braskem. Apoio cultural Fiergs e Sesi e agenciamento cultural Primeira Fila Produções. O projeto é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre e financiado através do Pró-cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

INCLUSÃO EM CENA
De 7 a 16 de outubro
Entrada franca

PARMI – Cia Jovem de Dança
Dia 7 de outubro, às 10h30 – EMEF Nossa Senhora do Carmo (Rua Bispo Marino Purdêncio, 95)
PARMI é um espetáculo idealizado pela Cia Jovem de Dança, criado entre vontades, dificuldades, incertezas e que pode ser traduzido, segundo os jovens bailarinos, como “reflexo da própria vida, na qual muitas coisas estão encobertas e onde diferentes relacionamentos são estabelecidos”. A Cia Jovem de Dança é composta por 22 crianças e adolescentes, nesse sentido, PARMI foi construído com muito trabalho e força de vontade como a voz dessas crianças.  Equilíbrio, limite, angústias, encontros e relações… Em PARMI há a necessidade de ver com outros olhos, pois nem tudo se encontra às claras. Uma parte grande, pequena ou insignificante, encontra-se encoberta. É necessário revelar a outra face… que face?

A Arca de Noé
Dia 7 de outubro, às 16h – Parque Mascarenhas de Moraes (Rua José Aloísio Filho, 570)
Neste musical infantil de Vinícius de Moraes, uma trupe de artistas circenses cantam o que aconteceu com os bichos depois que as águas do grande dilúvio baixaram e a arca de Noé desceu à terra. Durante o espetáculo, os atores interpretam as canções mais conhecidas das últimas gerações de crianças brasileiras, apresentando o macaco que diz que é arquiteto e constrói uma casa muito engraçada; as abelhas que fazem mel para alimentar a família de Noé e os companheiros; as girafas que limpam as nuvens; o leão, que cria novas regras; o urso velho, que canta para a criançada; a corujinha, que acorda a turma pela manhã e o pato, bem… o pato é uma história à parte.

O Negrinho do Pastoreio – Oigalê
Dia 8 de outubro, às 16h – Praça Inácio Antonio da Silva (Rua Heitor Vieira, s/n)
A lenda do Negrinho do Pastoreio fala da vida de um negro escravo que é culpado pela perda de uma corrida de cavalos onde o seu senhor apostou muito dinheiro. Ele é cruelmente torturado, sendo finalmente jogado moribundo em um formigueiro. Resgatado por Nossa Senhora, é conhecido desde então como protetor de quem tenha perdido algo. Para que ele ajude a achar basta apenas acender um toco de vela. Se ele não achar ninguém mais acha.

A Princesa Engasgada
Dia 9 de outubro, às 10h30 – EMEF Afonso Guerreiro Lima (Rua Guaíba, 203)
Dia 10, às 15h – EMEF Prof. Anísio Teixeira (Rua Francisco Mattos Terres, 40)
O enredo mostra um camponês que é confundido com um médico e obrigado a curar a filha do rei, uma princesa que se engasgou com uma espinha de peixe. A sorte e a esperteza do humilde camponês fazem dele o médico mais famoso do reino a partir daí. O texto é baseado numa lenda medieval que deu origem à peça Médico à Força, de Molière.

Viajante de Dança – Pequenices
Dia 9 de outubro, à 15h – EMEF Professora Judith Macedo de Araújo (Rua Saul Constantino, 100)
A minipeça Viajante de Dança é um projeto da Pequenices, que são diversas ações acerca da dança contemporânea e da infância. A atividade é voltada para crianças dos 6 aos 10 anos e tem como tema a “viagem”. Esse é o mote que conduz esta apresentação e, como um jogo, a proposta convida as crianças a literalmente “viajar nessa dança”, ou seja, os pequenos tornam-se espectadores protagonistas da peça. Uma aventura dançada que parte da criatividade e imaginação das crianças ali presentes.

Orquestra de Brinquedos
Dia 9 de outubro, às 15h30 – Centro Social Marista (Estrada Antonio Severino, 1493)
Vestidos como soldadinhos de brinquedo, os cinco talentosos músicos – Yanto Laitano,  Fábio “Musklinho” Ly, Beto Chedid,  Bruna Espinosa, e Filipe Narcizo – apresentam O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), Jingle Bells, Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Pezinho (folclore gaúcho), Marcha Soldado, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven), Imagine (John Lennon) e outras composições conhecidas do público de todas as idades, em divertidos e criativos arranjos. O espetáculo inicia como um cortejo, com os soldadinhos marchando pelo meio do público enquanto tocam sinos musicais. Na segunda parte, a orquestra sobe ao palco e toca, de verdade, com instrumentos de brinquedo: guitarra, baixo, piano,trompete, teclado, acordeon e sinos musicais.

As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles
Dia 10 de outubro, às 10h30 – EMEF José Loureiro da Silva (Av. Capivari, 1999)
Na história, são relatadas as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar pro sul do sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na estância do poderoso Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam pra outras aventuras, tem assombração, cobra grande, Diabo, muito suspense e muito humor. O enredo tem a sua base nas lendas e causos do sul encontrando inspiração nas obras do talentoso escritor Simões Lopes Neto.

Pé de Pilão
Dia 11 de outubro, às 10h30 – EMEF Vila Montecristo  (Rua Carlos Superti, 84)
Baseado no livro de Mário Quintana, cinco atores-músicos contam a história do menino que virou pato e de sua avó, que foi enfeitiçada e perdeu seu encanto: o de nunca envelhecer. Na procura pela avó, o menino passa pelas mais diversas aventuras, sempre acompanhando de muito feitiço.

Andarilho
Dia 11 de outubro, às 15h – EMEF Pepita de Leão (Rua Estádio, 29)
Três andarilhos, há tempos percorrendo as distâncias do pampa, acumulam na bagagem vivências e histórias do que se retém na memória, outras que a imaginação dá conta, para surpreender o vivente desavisado, causando o susto ou a risada solta. Através desses andantes, a plateia é ouvinte de pequenas histórias, engraçadas, tristes ou fantasiosas, tudo arrematado por alguma milonga ou cantoria.

Programação especial para comemorar o dia da criança, com apresentações dos espetáculos Andarilho, Arca de Noé e Contos da Floresta
Dia 12 de outubro, das 10h às 18h – Centro Municipal de Arte e Cultura Lupicínio Rodrigues (Avenida Erico Verssimo, 307)

Flor da Vida
Dia 14 de outubro, às 16h – Medianeira – Praça Esquina Coronel Neves com Niterói
Dia 15 de outubro, às 17h – Ilha da Pintada – Praça Salomão Pires de Abraão (Rua Capitão Coelho s/n)
O Teatro Mototóti irá falar de sua própria jornada ao contar a  história de dois palhaços, que se encontram e buscam realizar seu grande sonho: fazer teatro! De acordo com a  simbologia da Flor da Vida, cada passo interfere diretamente no desenho de uma história. Qual será o desfecho desses dois? Para onde eles foram quando pensavam já não ter mais para onde ir? Este é um momento de grande alquimia do grupo, que se vale da linguagem do palhaço para tocar o intangível e contar a história de amor, superação e perseverança de seus criadores.

Contos da Floresta
Dia 16 de outubro, às 10h30 – EMEF Aramy Silva (Rua Chico Pedro, 390)
Dia 16 de outubro, às 15h –  EMEF José Mariano Beck (Avenida Joaquim Porto Villanova, 135)
Num pequeno bosque coisas estranhas estão acontecendo, envolvendo personagens engraçados, assombrações, bruxas e fantasmas. Envolvente, descontraído e muito animado, Contos da Floresta é um espetáculo de teatro de bonecos que reúne várias técnicas de manipulação, proporcionando momentos agradáveis e divertidos.

Fonte: Porto Alegre em Cena
Foto: Thiago Alves