Ivan Lins apresenta seu repertório em novos arranjos com o grupo Expresso 25, no Salão de Atos da UFRGS

O espetáculo “Somos Todos Iguais esta Noite – Expresso 25 canta Ivan Lins” reafirma a parceria entre o grupo vocal e instrumental Expresso 25, de Porto Alegre, e o consagrado músico Ivan Lins. O show conjunto acontecerá dia 04 de outubro de 2017, no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, e contará com obras do compositor arranjadas pelo maestro Pablo Trindade. O espetáculo terá a participação especial do compositor e intérprete Celso Viáfora, parceiro de Ivan Lins e do Expresso 25 ao longo de décadas.

O compositor está empolgado com o projeto: “faz alguns anos que venho recebendo convites para realizar esta parceria com o Expresso 25. Já conheço o trabalho deles através do maestro Pablo Trindade que, há alguns anos, no festival de jazz de Itajaí, me cercou com os vocalistas na saída do teatro onde eu havia me apresentado, e cantaram a música “Emoldurada” para mim, maravilhosamente. Ali, eu percebi que estava na presença de um grupo vocal diferenciado. Recentemente, recebi a gravação do espetáculo que realizaram com Celso Viáfora. Lindo, exuberante. Portanto, não vejo a hora de estarmos todos no palco, cantando juntos minhas canções. Vai ser emocionante!” afirma Ivan Lins.

Em projeto aprovado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e contando com a parceria do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, o concerto será gravado para geração de álbum duplo CD/DVD e os arranjos do maestro Pablo Trindade sobre as músicas de Ivan serão compilados em Songbook (livro de partituras). O encontro tem significado artístico na trajetória do Expresso 25, uma das mais importantes formações corais de nosso estado e país, que completa 53 anos ininterruptos fazendo música. Dois dias antes da apresentação, 02 de outubro, às 20h, será oferecida uma oficina gratuita com 1.100 vagas a estudantes e professores, também no Salão de Atos da Reitoria.

O Expresso 25, grupo dos mais longevos na cidade, tem o privilégio de tornar-se ferramenta do trabalho estético do maestro Pablo e que vem sendo levado por ele para junto de grandes nomes da MPB, como Guinga, Hermeto Pascoal, Celso Viáfora e, agora, Ivan Lins. Em 2017 exaltou seus mais de 50 anos de existência lançando, em março, o livro “Expresso 25 – 50 anos / Uma história do canto coral no Brasil” e o filme “Expresso 25 – Uma viagem de 50 anos”. O grupo segue nos trilhos da boa música brasileira e latino-americana, interpretando partituras arranjadas para o grupo pelo maestro em apresentações e turnês.

Ficha técnica
Ivan Lins: teclado e voz / Celso Viáfora: violão e voz / Pablo Trindade Roballo: direção artística, arranjos, regência e piano / Federico Trindade: regente assistente, percussão e voz / Pedrinho Figueiredo: coordenação de áudio, flauta transversa e sax soprano / Ricardo Arenhaldt: bateria / Macarena Trindade: percussão e voz / Filipe Narcizo: contrabaixo elétrico/ Cenografia e iluminação: Cláudia de Bem / Captação de imagens para DVD: Coletivo Catarse / Captação de áudio: Tec Audio / Equipamentos de sonorização e iluminação: Alternativa Som e Luz /Operação de som: Celito Borges (P.A), Douglas Canova (monitor) / Fotografia: Cláudio Etges / Programação visual: República das Ideias / Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten Comunicação, Laura Wilke Gómez / Produção geral: Kreativ Produções Culturais / Equipe de produção: Susana Fröhlich, Tobias Flores, Angélica Bersch Boff, Juliana Zart, Maria de Lourdes Policarpo, Sérgio Hickmann, Henrique Monteiro / Consultoria: Cida Herock / Captação de recursos: Capta Representações

Expresso 25
Sopranos: Adriana Lau, Emily Borghetti, Laura Wilke Gómez, Juliana Bastos de Figueiredo, Macarena Sol Trindade, Maira Machado, Paula Irigoyen de Freitas / Mezzos: Chirle Wildner, Juliana Zart, Lilianne Hagemann, Marcela Sosa, Kessi Ferreira, Tula Straccia / Contraltos: Camila Umpiérrez, Eliana Ritter, Fernanda Nóvoa, Fernanda Ramos, Jamile Hallam, Lisete Pozatti, Lourdes Policarpo, Nara Regina, Sandra Ritter, Solange da Rosa / Tenores: Cláudio Machado, Eduardo Linn, Eduardo Ávila, Geraldo de Oliveira, Lucas Schmitt, Rafael Costa, Vicente Hennemann / Baixos e barítonos: Álvaro Serralta, Breno Irigoyen de Freitas, Federico Trindade, Henrique Monteiro, Rubens Baggio, Sérgio Hickmann, Tobias Flores.

SERVIÇO

Oficina com Ivan Lins, maestro Pablo Trindade e Expresso 25
02 de outubro, 20h – Salão de Atos da Reitoria da UFRGS
Senhas serão distribuídas gratuitamente a estudantes e professores mediante apresentação de identificação

Somos Todos Iguais Nesta Noite – show
Ivan Lins e Expresso 25 – Regência e arranjos Pablo Trindade-Roballo
04 de outubro, 21h
Salão de Atos da Reitoria da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110. Porto Alegre
Evento: Ivan Lins & Expresso 25

Ingressos para o show: R$ 80,00 e R$ 40,00 – idosos e estudantes
À venda a partir de 25 de setembro nos seguintes locais e horários:
– Bilheteria do Salão de Atos da UFRGS – das 9h às 18h
– Centro Cultural 25 de Julho / Rua Germano Petersen Jr., 250 – Auxiliadora – das 14 às 20h

Adquira o seu exemplar do livro e do filme, mais CDs do Expresso 25 no saguão do Salão de Atos da UFRGS no dia da apresentação ou no Centro Cultural 25 de Julho (Rua Germano Petersen Jr., 250) diariamente das 14h às 20h

Este projeto tem apresentação do Ministério da Cultura / lei Rouanet
Patrocínio: STIHL, Aços Favorit

Fonte: Laura Wilke Gómez/Bebê Baumgarten Comunicação
Foto: Arte/Divulgação